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Tipo: Dissertação
Data do documento: 27-Fev-2018
Autor(es): BARBOSA, Cleuma de Melo
Primeiro(a) Orientador(a): OLIVEIRA, Damião Bezerra
Título: O ensino de filosofia e a formação do ser-sujeito-criança na educação de Paulo Freire
Agência de fomento: 
Citar como: BARBOSA, Cleuma de Melo. O ensino de filosofia e a formação do ser-sujeito-criança na educação de Paulo Freire. Orientador: Damião Bezerra Oliveira. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10906. Acesso em:.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como educadores do GETEFF (Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia) vinculado ao NEP (Núcleo de Educação Popular Paulo Freire) desenvolvem a formação do ser-sujeito-criança no ensino de filosofia com crianças em escolas públicas de Belém. Além deste, buscamos (a) analisar diferentes posições teóricas que fundamentam a práxis de Paulo Freire e como elas contribuem para se pensar a formação do ser-sujeito-criança; (b) compreender a teoria de Paulo Freire e como ele apresenta a concepção de sujeito e sua relação com a educação e as crianças; (c) identificar nas ações pedagógicas utilizadas no ensino de filosofia com crianças como se abrange a formação do ser-sujeito-criança. Para impetrar estes objetivos, os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa de abordagem qualitativa, tomando como lócus, o NEP e uma escola pública de Belém. Os seres-sujeitos abrangidos foram educadores freireanos do GETEFF, os quais tomaram parte das entrevistas dialogadas sendo que estas foram sistematizadas a partir da compreensão da técnica de categorização da análise de conteúdo; conseguimos realizar levantamento bibliográfico e análise das obras de Freire, principalmente as partes que fazem referência em suma ao sujeito e em particular à infância e criança. Fizemos levantamento documental, dando evidência para os planejamentos, relatórios, artigos e livros elaborados por educadores atuantes no GETEFF. Os resultados da pesquisa dimensionam a importância da atuação das educadoras e educadores populares na práxis do ensino de filosofia com crianças principalmente no que concerne a pensar e repensar o sujeito criança que está em processo de formação.
Resumen: El objetivo de esta investigación es Analizar cómo los educadores del GETEFF (Grupo de Estudios y Trabalho en Educación Freireana y Filosofía) añadidos a NEP (Núcleo de Educación Popular Paulo Freire) desarrollan la formación del ser-sujeto-niño en la enseñanza de filosofía con niños en escuelas públicas de Belém. Además de este, buscamos(a) analizar diferentes puntos de vista teóricos que fundamentan la praxis de Paulo Freire y como contribuyen a pensar la formación del ser-sujeto-niño; (b) comprender la teoría de Paulo Freire y como él presenta la concepción de sujeto y su relación con la educación y los niños; (c) identificar en las acciones pedagógicas utilizadas en la enseñanza de filosofía con niños como se abarca la formación del ser-sujeto-niño. Para lograr los objetivos, en el presente trabajo fueran realizados los seguintes procedimientos: investigación cualitativa, teniendo como locus de investigación el NEP y una escuela pública de la ciudad de Belém. Los sujetos abarcados fueran los educadores freireanos del GETEFF, que tomaron parte de las entrevistas por medio de diálogos y se sistematizaron a partir de la comprensión de la técnica de categorización del análisis de contenido; hemos hecho levantamiento bibliográfico y análisis de las obras de Freire, principalmente las partes que hacen referencia en suma al sujeto y en particular a la niñez y el niño. Hemos hecho levantamiento documental, dando evidencia para los planes, informes, artículos y libros elaborados por educadores actuantes en el GETEFF. Los resultados de la investigación dimensionan la importancia de la actuación de las educadoras y educadores populares en la praxis de la enseñanza de filosofía con niños principalmente en lo que concierne a pensar y repensar al sujeto niño que está en proceso de formación.
Palavras-chave: Ser-sujeito-criança
Paulo Freire
Filosofia com crianças
Grupo de Estudo e Trabalho em Educação Freireana e Filosofia
Núcleo de Educação Popular Paulo Freire
Área de Concentração: EDUCAÇÃO
Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

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