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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12904
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 18-Dez-2020 |
Autor(es): | SOUSA, Ronilson de Oliveira |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC/MA - Secretaria de Estado de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | BRITO, Adilson Júnior Ishihara |
Título: | "No tempo do pega": lugares e memórias da Balaiada no ensino de História em São Bernardo-MA |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | SOUSA, Ronilson de Oliveira. "No tempo do pega": lugares e memórias da Balaiada no ensino de História em São Bernardo-MA. Orientador: Adilson Júnior Ishihara Brito. 2020. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12904. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho, sobre o ensino de história, tem o objetivo compreender a representação da Balaiada, entre o passado e o presente, envolvendo o município de São Bernardo, na região do Baixo Parnaíba Maranhense, considerando as memórias e a tradição oral compartilhadas entre sujeitos sociais ao longo do tempo, sobre os vestígios da escravidão e dos processos de resistência da Balaiada na cidade e região. Problematizamos os silenciamentos e esquecimentos desse passado, a partir do ensino de História na escola pesquisada e, também, na cidade, nas narrativas e discursos históricos no tempo presente. Para analisar essa estratégia, o trabalho foi estruturado como uma pesquisa-ação, explorando os diferentes lugares da cidade e comunidades rurais de ancestralidade negra. Nesse sentido, elaboramos atividades dentro e fora da escola, explorando a história, memória e tradições orais. Por lidar com sujeitos vivos e fontes imateriais, os estudantes foram instrumentalizados a lidar com fontes orais produzidas por meio de gravação de entrevistas realizadas na cidade e nas comunidades, colhendo depoimentos da tradição oral. Dentro do aporte teórico-metodológico da pesquisa-ação, aula-oficina e História Oral –, os estudantes elaboraram formulários com perguntas sobre a origem da cidade, o passado de escravidão e os vestígios da Balaiada na região. Os dados levantados nos permitiram analisar diversos aspectos da historicidade local, principalmente quanto às questões relacionadas aos processos de resistência negra na Balaiada, nos lugares de memória, nas versões e rastros do passado da cidade. Também como parte desta dissertação de mestrado e produto didático-pedagógico, elaboramos um documentário apresentando as narrativas orais, as memórias de grupos e representações do passado Balaio em espaços não-formais de aprendizagem, aliadas ao ensino de História e à História Pública. |
Abstract: | This essay on History teaching aims to understand the representations of Balaiada in the past and present of São Bernardo-MA, considering the memories and oral tradition shared between citizens throughout time about the vestiges of slavery and Balaiada resistance processes. We analyze the silences and forgetfulness of this past from the teaching of History in the researched school and also in the city, the narratives and historical discourses nowadays. To analyze this strategy, the essay was structured as an action research, exploring the different places of the city and rural communities of black ancestry. In this sense, we elaborated activities inside and outside the school, exploring history, memory and oral traditions. By dealing with citizens and immaterial sources, students were instrumentalized in dealing with oral sources, produced by recording interviews conducted in the city and in the communities, collecting testimonies of oral traditions. Within the theoretical-methodological contribution of the research – action, class – workshop and Oral History, students prepared forms with questions about the origin of the city, the past of slavery and the remains of Balaiada in the region. The data collected allowed us to analyze several aspects of local historicity, mainly regarding issues related to the black resistance processes in Balaiada, in the sites of memory, versions and traces of the city’s past. Also, as part of this master’s essay and didactic-pedagogical product, we prepared a documentary, presenting oral narratives, group memories and representations of the Balaio past in non-formal learning spaces combined with the teaching of History and Public History. |
Palavras-chave: | Ensino de História Memória Tradição oral Balaiada ProfHistória History teaching Memory Oral tradition History teacher |
Área de Concentração: | ENSINO DE HISTÓRIA |
Linha de Pesquisa: | SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Ananindeua |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | PRODUTO Vídeo https://drive.google.com/file/d/1ssj9_XLUNm9qkCQO3a-a-84wk9JwCIl2/view?usp=sharing |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
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