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dc.creatorSANTANA, Antônio Cordeiro de-
dc.creatorSANTANA, Ádina Lima de-
dc.creatorSANTANA, Ádamo Lima de-
dc.date.accessioned2018-03-15T16:27:59Z-
dc.date.available2018-03-15T16:27:59Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.citationSANTANA, Antônio Cordeiro de; SANTANA, Ádina Lima de; SANTANA, Ádamo Lima de. Açaí pulp demand in the retail market of Belém, state of Pará. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 39, n. 1, e-102, 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9570>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1806-9967pt_BR
dc.identifier.issn0100-2945pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9570-
dc.description.abstractThe aim of this work was to estimate the parameters associated to the demand for açaí pulp in the retail market of Belém. Multiple regression analysis was applied to identify the key variables that impact on product consumption and to estimate the price and income elasticities and cross demand. The econometric estimation method applied was the least squares to correct heteroscedastic variance problems. Results have shown that the demand for açaí pulp is price and income inelastic. Fish and cassava flour were confirmed as complementary products of strong influence on the decisions of consumers. Product quality, with regard to its association to Chagas disease, also revealed a strong influence on product choice for household consumption. Finally, the socio-economic benefit of açaí pulp was R$ 762.78 million per year.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Fruticulturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://www.scielo.br/pdf/rbf/v39n1/0100-2945-rbf-39-1-e-102.pdfpt_BR
dc.subjectAçaí - Mercadopt_BR
dc.subjectAçaí - Demandapt_BR
dc.subjectAçaí - Segurança alimentarpt_BR
dc.subjectAçaí - Amazôniapt_BR
dc.titleAçaí pulp demand in the retail market of Belém, state of Parápt_BR
dc.title.alternativeAçaí pulp demand in the retail market of Belém, state of Parápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA AGRARIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2532279040491194pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288942986298246pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4073088744952858pt_BR
dc.citation.volume39pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage7pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017102pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi estimar os parâmetros da demanda por polpa de açaí do mercado varejista de Belém. Aplicou-se a análise de regressão múltipla para identificar as principais variáveis que influenciam sobre as decisões do consumo do produto e estimar as elasticidades preço, renda e cruzada da demanda. O método econométrico de estimação foi o de mínimos quadrados robustos, para corrigir problemas de variância heterocedástica. Os resultados mostram que a demanda de polpa de açaí é inelástica a preço e a renda. Os produtos peixe e farinha de mandioca confirmaram-se como produtos complementares de forte influência nas decisões dos consumidores. A qualidade do produto, em função da associação do produto à doença de Chagas, revelou forte influência na escolha do produto para o consumo das famílias. Finalmente, o benefício socioeconômico da polpa de açaí foi de R$ 762,78 milhões por ano.pt_BR
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