Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10139
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 9-Feb-2015
Authors: HORTA, Moema Ferreira dos Reis
metadata.dc.description.affiliation: Clínica Odontológica Especializada Atelier do Sorriso
First Advisor: PINHEIRO, João de Jesus Viana
Title: As proteínas TKS-4 e TKS-5, formadoras de invadopódios, são expressas no ameloblastoma e tumor odontogênico cístico calcificante
Citation: HORTA, Moema Ferreira dos Reis. As proteínas TKS-4 e TKS-5, formadoras de invadopódios, são expressas no ameloblastoma e tumor odontogênico cístico calcificante. 2015. 19 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Odontologia, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10139>. Acesso em:.
Resumo: Objetivos: O ameloblastoma é uma neoplasia odontogênica de grande relevância clínica, que embora raramente sofra transformação maligna, destrói de forma agressiva o tecido ósseo, além de apresentar altas taxas de recorrência. A invasividade local de neoplasias tem sido associada às proteínas TKs-4 e TKs-5 e à presença de invadopódios, que são protrusões que se formam na membrana celular. TKs-4 e TKs-5 participam na formação dessas protrusões que penetram na matriz extracelular e promovem a sua degradação. Métodos e resultados: Neste estudo, a expressão de TKs-4 e TKs-5 foi avaliada, por imunohistoquímica, em 20 casos de ameloblastoma e 7 casos de tumor odontogênico cístico calcificante (TOCC). Os dois tumores expressaram essas proteínas, no entanto, houve uma maior expressão no ameloblastoma quando comparado ao TOCC (p<0,05). Quando se avaliou a expressão de TKs-4 e TKs-5 em células neoplásicas de ameloblastoma em relação ao estroma desta neoplasia foi encontrada uma diferença estatisticamente significante (p<0,001), sendo mais expressa nas células neoplásicas. Conclusões: Esses resultados indicam um possível papel de TKs-4 e TKs-5 na formação de invadopódios e no comportamento biológico do ameloblastoma.
Keywords: Proteína TKs-4
Proteína TKs-5
Ameloblastoma
Concentration Area: PATOLOGIA ORAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Ciências da Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Odontologia (Mestrado) - PPGO/ICS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ProteinasTks4Tks5.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons