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dc.creatorGONÇALVES, Thiago Borges Lobato-
dc.date.accessioned2018-11-07T13:26:25Z-
dc.date.available2018-11-07T13:26:25Z-
dc.date.issued2018-02-16-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Thiago Borges Lobato. Planejamento estratégico em instituições federais de ensino superior: análise da utilização do balanced scorecard na Universidade Federal do Pará. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10371>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10371-
dc.description.abstractHigher education institutions have fundamental importance for the social and economic development of the population in which they are inserted and therefore need to use appropriate tools to plan and measure their strategic institutional performance. In this sense, the general objective of this study is to carry out a strategic planning process analysis of UFPA based on institutional documents and the perception of the managers of the areas directly involved with this process, considering the period from when the institution started adopting the Balanced Scorecard (BSC) methodology. In order to achieve this objective, an applied research was developed, based predominantly on a qualitative, exploratory and descriptive approach. Regarding the types of procedures used, the research is considered as a case study based on documentary research and application of a questionnaire. The research was inserted in the context of the UFPA’s Strategic Planning structure dealing specifically with the process of monitoring the achievement of the objectives and goals of the institution's performance panel. The research focused on the period that covers the beginning of validity of the UFPA's Institutional Development Plan (PDI) 2011-2015, when the Balanced Scorecard (BSC) methodology was implemented, until the first years of the PDI 2016-2025, analyzing how the strategic strategic performance evaluation in this period was developed. The results of the research allowed to conclude that the institution adopts properly the BSC model and that institutional planning in general is well evaluated and recognized as a relevant factor for the success of the institution. However, possible fragilities have been identified in certain parameters of the institution's planning policy, especially those related to the correlation between what is recorded in the planning and what is actually executed. It was also identified a perception that there are deficiencies in the process of communicating the results of planning for the whole team of the organization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.subjectInstituições Federais de Ensino Superiorpt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico em instituições federais de ensino superior: análise da utilização do balanced scorecard na Universidade Federal do Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Altos Estudos Amazônicospt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1TOMA, Marina Yassuko-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6883396550618718pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1283202520134816pt_BR
dc.description.resumoAs Instituições de Ensino Superior têm fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico da população na qual estão inseridas e por isso precisam utilizar ferramentas adequadas de planejamento e medição de seu desempenho estratégico institucional. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é o de realizar uma análise processo de planejamento estratégico da UFPA com base em documentos institucionais e na percepção dos gestores das áreas diretamente envolvidas com este processo, considerando o período a partir de quando a instituição passou a adotar a metodologia Balanced Scorecard (BSC). Para consecução deste objetivo foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, baseando-se em abordagem predominantemente qualitativa, de caráter exploratória e descritiva. Quanto aos tipos de procedimentos utilizados, a pesquisa é considerada como um estudo de caso baseado em pesquisa documental e aplicação de um questionário. A pesquisa inseriu-se no contexto da estrutura do Planejamento Estratégico da UFPA, abordando especificamente o processo de monitoramento do alcance dos objetivos e metas do painel de desempenho da Instituição. A pesquisa concentrou-se no período que compreende o início de vigência do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2011-2015 da instituição, quando a metodologia Balanced Scorecard (BSC) foi implantada, até os primeiros anos de vigência do PDI 2016-2025, analisando como se desenvolveu a avaliação do desempenho estratégico institucional neste período. Os resultados da pesquisa permitiram concluir-se que a instituição adota adequadamente o modelo BSC e que o planejamento institucional em geral é bem avaliado sendo reconhecido como fator relevante para o sucesso da instituição. Todavia, foram identificadas possíveis fragilidades em determinados parâmetros da política de planejamento da instituição, em especial os relacionados à correlação entre o que está registrado no planejamento e o que é efetivamente executado. Identificou-se ainda a percepção de que há deficiências na comunicação dos resultados do planejamento para toda a equipe da organização.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Públicapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaGESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoGESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTOpt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA

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