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dc.creatorMOURA, Mateus Nogueira de Farias-
dc.date.accessioned2018-11-14T17:07:34Z-
dc.date.available2018-11-09-
dc.date.available2018-11-14T17:07:34Z-
dc.date.issued2018-08-16-
dc.identifier.citationMOURA, Mateus Nogueira de Farias. Revisão crítica-onírica do território chamado Amazônia no sonho real de meias-verdades chamado Cinema. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10399>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10399-
dc.description.abstractThe "Amazon", born as a creature of the imagination of a people who projected their obsessions into a territory already inhabited by several other ethnicities, is a ghost that carries within it deep and conflicting questions. The cinema, in the XX-XXI centuries, re-updates and reconfigures, in a way either more naive or more critical, several of these questions. This paper proposes ways of approaching this memory critically. As an artist-researcher, who directly experiences the audiovisual and who believes in the epistemological power of cinema, I proposed a significant part of this research to be rehearsed within this language, having as method the "reassembly", the "remix". Another part, no less significant, is rehearsed through the word. Presenting the trajectory and the methodological searches of the author during his own critical review, this work trusts on a pedagogical process of constant individual revisions integrated with the proposition of cultural actions that stimulate continuous collective exercises of historical, political and aesthetic reflection about this territory that we still call "Amazon". As a proposer of a work within the research line of History, Criticism and Education in Arts, more than as a researcher or an artist, I present myself as a filmmaker, and present this text as a starting point for education as a practice of freedompt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-11-14T17:05:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_RevisaoCriticaCinema.pdf: 6648411 bytes, checksum: cfa62b3a9a9f1a03078d5873246302b2 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCinema - Amazôniapt_BR
dc.subjectArtes Visuais - Amazôniapt_BR
dc.subjectCinema - Educação - Artept_BR
dc.subjectCinema na etnologia - Amazôniapt_BR
dc.titleRevisão crítica-onírica do território chamado Amazônia no sonho real de meias-verdades chamado Cinemapt_BR
dc.title.alternativeCritical-dream review of the territory called Amazon in the real dream of half-truths called Cinemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Ana Lucia Lobato de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9182752708471137pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7974694831206950pt_BR
dc.description.resumoA “Amazônia”, nascida como uma criatura da imaginação de um povo que projetava as suas obssessões num território já habitado por diversas outras etnias, é um fantasma que carrega consigo profundas e conflituosas questões. O cinema, nos séculos XX-XXI, reatualiza e reconfigura, de forma mais ingênua ou mais crítica, várias destas questões. Este trabalho propõe formas de abordagem crítica dessa memória. Como artista-pesquisador, que experimenta diretamente o audiovisual e que acredita na potência epistemológica do cinema, parte significativa desta pesquisa ensaia-se dentro dessa linguagem, tendo como método a “remontagem”, o “remix”. Outra parte, não menos significativa, ensaio por meio da palavra. Apresentando a trajetória e as buscas metodológicas do autor durante a sua própria revisão crítica, este trabalho aposta num processo pedagógico de constantes revisões individuais integrado à proposição de ações culturais que estimulem exercícios coletivos contínuos de reflexão histórica, política e estética acerca deste território que ainda chamamos “Amazônia”. Como propositor de um trabalho dentro da linha de História, Crítica e Educação em Artes, antes de pesquisador ou artista, apresento-me enquanto cineclubista, e apresento este texto como ponto de partida para uma educação como prática da liberdade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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