Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/10485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSOUZA, Liane Dahás Jorge de-
dc.date.accessioned2018-12-12T18:05:17Z-
dc.date.available2018-12-12T18:05:17Z-
dc.date.issued2013-04-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Liane Dahás Jorge de. Investigando a formação de classes funcionais em cães e ratos. Orientadora: Miriam Garcia-Mijares. 2013. 98 f. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, , Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10485. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10485-
dc.description.abstractThis study aimed to install a repertoire adequate to the class formation of olfactory stimuli in three domestic dogs through training repeated yoked reversals of simple discriminations in three phases: (1) with two stimuli (2) in pairs with two sets of stimuli, and (3) with four stimuli. The subjects learned the tasks in Phases 1 and 2, and two of them showed learning set of the task in Phase 1; but none responded in a way befitting the formation of classes. It is argued that the requirement to discriminating four stimuli in the same trial may have disrupted training, and a new study is suggested to deal with this difficulty.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectReversões repetidas de discriminações simples combinadaspt_BR
dc.subjectClasses funcionaispt_BR
dc.subjectCães domésticospt_BR
dc.titleInvestigando a formação de classes funcionais em cães e ratospt_BR
dc.title.alternativeInvestigating a training of functional lessons in dogs and micept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Carlos Barbosa Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264063598919201pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Garcia-Mijares, Miriam-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4557622626752753pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou ensinar um responder compatível com a formação de classes funcionais de estímulos olfativos a três cães domésticos através de três fases de treino de reversões repetidas de discriminações simples combinadas: (1) com dois estímulos; (2) em pares com os estímulos de dois conjuntos, e (3) com quatro estímulos. Os sujeitos aprenderam as tarefas nas Fases 1 e 2. Dois dos sujeitos apresentou learning set da tarefa na Fase 1, mas nenhum apresentou responder condizente com a formação de classes. Discute-se que a exigência de discriminar quatro estímulos na mesma tentativa pode ter dificultado o treino, e se sugere um novo estudo para tratar com essa dificuldade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
Appears in Collections:Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_InvestigandoFormacaoClasses.pdf4,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.