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dc.creatorLOUREIRO JÚNIOR, João Pereira-
dc.date.accessioned2019-02-18T18:38:44Z-
dc.date.available2019-02-18-
dc.date.available2019-02-18T18:38:44Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.identifier.citationLOUREIRO JUNIOR, João Pereira. Poética do fracasso: utopia, memória e esquecimento em “os Detetives selvagens” de Roberto Bolaño . 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Letras. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10643. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10643-
dc.description.sponsorshipFAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectUtopiapt_BR
dc.subjectFracassopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectRoberto Bolaño-Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titlePoética do fracasso: utopia, memória e esquecimento em “os Detetives selvagens” de Roberto Bolañopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511564560016368pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382991069471336pt_BR
dc.description.resumoO objeto de pesquisa da presente dissertação é o romance “Os detetives selvagens” (1998) do escritor chileno Roberto Bolaño que será investigado a partir de uma discussão teórica que compreende os aspectos conceituais sobre utopia e suas relações com o tema do fracasso enquanto representação estética para uma literatura que abrange o período pós-ditatorial, tendo como dimensão discursiva a própria concepção do romance em uma possível análise sobre uma poética do fracasso. Outro ponto relevante a ser discutido a partir da análise literária da obra de Roberto Bolaño será a dimensão histórica proposta pela narrativa a partir dos conceitos de memória e esquecimento como componentes necessários para compreensão da história latino-americana como marcas indeléveis no que diz respeito aos traumas promovidos pelo advento das ditaduras no continente e como, a partir de uma releitura do passado a derrota geracional passa a ser vista como uma alegoria para a compreensão da resistência enquanto utopia reinventada. Nesse sentido, se analisa a construção estrutural do romance e seus aspectos polifônicos, aplicando-os aos aportes teóricos sugeridos pela pesquisa no afã de estabelecer o sentido de inquietude dos personagens que se movem no tempo e espaço da narrativa procurando por uma utopia que se reinventa como busca permanente, enquanto tentam dar voz a um passado ausente reerguido pelos mecanismos da memória. É importante destacar que além dos referidos aspectos conceituais a respeito de utopia investigados por Fernando Ainsa em A reconstrução da utopia (2006), do tema Fracasso/derrota analisados por Spiller e Sánchez (2009), Sánchez e Basile (2004), Foucault (2003), Idelber Avelar (2003); e da teoria relacionada à Memória e Esquecimento a partir dos estudos de Rossi (2010), Ricouer (2007) e Jacques Le Goff (2003), serão agregados à pesquisa, investigações narratológicas propostas por Gérard Genette (1979), Tzvetan Todorov (2003) bem como outros estudos sobre a novelística de Bolaño propostos por Tena (2010), Sotomayor (2007), a partir do diálogo critico/literário que evidencia a importância de alguns aspectos da obra analisada (narradores múltiplos, narratários-nômades, estrutura polifônica dos testemunhos) a partir deste eterno desejo humano de caminhar por um labirinto selvagem, tal qual os personagens bolañianos, perdidos em suas utopias reinventad.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.resumenEl objeto de investigación de la presente disertación es la novela "Los detectives salvajes" (1998) del escritor chileno Roberto Bolaño que será investigada a partir de una discusión teórica que comprende los aspectos conceptuales sobre utopía y sus relaciones con el tema del fracaso como representación estética para una literatura que abarca el período post-dictatorial, teniendo como dimensión discursiva la propia concepción de la novela en un posible análisis sobre la poética del fracaso. Otro punto relevante a ser discutido a partir del análisis literario de la obra de Roberto Bolaño será la dimensión histórica propuesta por la narrativa a partir de los conceptos de memoria y olvido como componentes necesarios para la comprensión de la historia latinoamericana como marcas indelebles en lo que concierne a los traumas promovidos por el advenimiento de las dictaduras en el continente y cómo, a partir de una relectura del pasado, la derrota generacional pasa a ser vista como una alegoría para la comprensión de la resistencia como utopía reinventada. En ese sentido, se analiza la construcción estructural de la novela y sus aspectos polifónicos, aplicándolos a los aportes teóricos sugeridos por la investigación en el afán de establecer el sentido de inquietud de los personajes que se mueven en el tiempo y espacio de la narrativa buscando una utopía que se reinventa como búsqueda permanente, mientras tratan de dar voz a un pasado ausente retomado por los mecanismos de la memoria. Es importante que además de los referidos aspectos conceptuales acerca de utopía investigados por Ainsa (2006), del tema Fracaso/derrota analizados por Spiller y Sánchez (2009), Sánchez y Basile (2004), Foucault (2003), Idelber Avelar (2003); y de la teoría relacionada a la Memoria y el olvido a partir de los estudios de Rossi (2010), Ricouer (2007) y Jacques Le Goff (2003), se agregarán a la investigación, estudios narratológicos propuestos por Gérard Genette (1979), Tzvetan Todorov (2003) así como otros estudios sobre la novelística de Bolaño propuestos por Tena (2010), Sotomayor (2007), a partir del diálogo crítico/literario que evidencia la importancia de algunos aspectos de la obra analizada (narradores múltiples, narratarios-nómadas, estructura polifónica de los testimonios a partir de este eterno deseo humano de caminar por un laberinto salvaje, tal cual los personajes bolañianos, perdidos en sus utopías reinventadas.pt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLITERATURA: INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃOpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoESTUDOS LITERÁRIOSpt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
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