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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 26-Mar-2018
metadata.dc.creator: SANTOS, Érica Emmanuelle Lima
metadata.dc.description.affiliation: Colégio Acrópole
Escola de Ensino Fundamental Paulo Maranhão
metadata.dc.contributor.advisor1: RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
Title: Os multiletramentos no chão da escola: desafiando realidade
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SANTOS, Érica Emmanuelle Lima. Os multiletramentos no chão da escola: desafiando realidade. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10773 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta Dissertação parte do pressuposto de que o uso da tecnologia é um grande atrativo para jovens e adolescentes, da crença que os recursos tecnológicos podem ser aliados na efetivação de práticas pedagógicas mais conectadas à realidade do estudante e da urgência em promover a inclusão digital e os multiletramentos dos discentes, tendo em vista às necessidades da sociedade contemporânea. Para efetivá-la, partiu-se da seguinte problemática: De que forma utilizar as TDIC como instrumento no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para a leitura crítica, reflexiva e para os multiletramentos dos alunos? No intuito de responder tal questionamento, foi elaborada uma proposta de intervenção, com enfoque na leitura crítica, a partir da concepção de Projeto de Leitura e escrita de gêneros discursivos, de Lopes-Rossi (2008), na perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos, buscando o letramento digital e o letramento em marketing dos alunos. As atividades de leitura foram pautadas na concepção dialógica da linguagem, segundo a perspectiva bakhtiniana, a partir dos gêneros discursivos anúncio publicitário e propaganda, e buscavam confirmar/ negar duas hipóteses: a) apesar de serem nativos digitais, os estudantes não dominam os recursos oriundos dos textos multimodais, nem a leitura de implícitos, acarretando em uma leitura superficial, o que – na prática do gênero em questão, possibilita a disseminação de preconceitos e de relações de consumo pouco saudáveis; b)a utilização dos sites de redes sociais (SRS), em ambientes híbridos de aprendizagem, é um facilitador no processo de ensino e aprendizagem, pois aproxima o professor do contexto do aluno, e promove a ressignificação desses espaços. Definiu-se como objetivo geral a utilização das TDICs e, inicialmente do SRS Facebook, e posteriormente do WhatsApp, como ferramentas de ensino e aprendizagem, a fim de desenvolver a leitura crítica e reflexiva, bem como contribuir para os multiletramentos dos educandos. Os objetivos específicos elencados foram a) Utilizar as TDIC como ferramentas de ensino e aprendizagem, de modo a contribuir para os multiletramento dos alunos, bem como fazê-los refletir acerca do poder da publicidade e de seu discurso; b) Promover a leitura reflexiva, fornecendo instrumentos linguísticos necessários para a realização das inferências e leitura dos implícitos; c) Instrumentalizar os alunos na utilização dos recursos tecnológicos necessários para as práticas de multiletramentos realizadas. A aplicação desse projeto teve início no segundo semestre de ano de 2016 e encerrou-se no segundo semestre de 2017, tendo como alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola conveniada à rede estadual no município de Belém-PA. A fundamentação teórica pautou-se em Bakhtin (2003), quanto à discussão dos gêneros discursivos, Cope, Kalazantis (2000), Coscarelli (2007), Rojo (2012) no que tange os multiletramentos, Knoll (2012), Sandmann (2003) em relação à publicidade, ao anúncio publicitário e à propaganda, dentre outros. A pesquisa teve cunho etnográfico, seguiu a metodologia da observação-participante e foi de natureza aplicada. A investigação demonstrou que o uso das TDICs favorece a leitura crítica de textos multimodais, mas que a utilização dos SRS como ferramenta pedagógica necessita de maior envolvimento entre professor/aluno a fim de que o educando engaje-se e veja o instrumento para além do entretenimento.
Abstract: This dissertation assumes that the use of technology is a great attraction for young people and adolescents, from the belief that technological resources could be allied in the implementation of pedagogical practices more connected to the reality of the student and the urgency to promote digital inclusion and Multilearning of students, in view of the needs of contemporary society. In order to put it into practice, we started with the following problems: How can TDIC be used as an instrument in the teaching-learning process, contributing to the critical and reflexive reading and multilearning of students? In order to answer such questioning, a proposal for intervention was developed, with a focus on reading, from the conception of Project of Reading and writing of discursive genres, by Lopes-Rossi (2008), from the perspective of Pedagogy of Multiletraces. The activities of reading were based on the dialogical conception of language, according to the Bakhtinian perspective, from the discursive advertising genre and sought to confirm / deny two hypotheses: a) Although they are digital natives, students do not master the resources derived from multimodal texts , Nor the reading of implicit, leading in a superficial reading, which - in the practice of the genre in question, allows the dissemination of prejudices and unhealthy consumer relations; B) The use of social networking sites (SRS) in hybrid learning environments is a facilitator in the teaching-learning process, because it brings the teacher closer to the context of the student, and promotes the re-signification of these spaces. It was defined as a general objective to use the TDIC, and in particular the SRS Facebook, as teaching-learning tools, in order to develop critical and reflexive reading, as well as to contribute to the multiletracy of the students. The specific objectives listed were a) To use the TDIC as teaching-learning tools, in order to contribute to the multilearning of the students, as well as to make them reflect on the power of the publicity and its discourse; B) To promote the reflexive reading, providing linguistic instruments necessary for the realization of the inferences and reading the implicit ones; C) To instrument students in the use of technological resources necessary for the multiletracy practices carried out. The application of this project began in the second half of 2016 and ended in the second half of 2017, having as students in the 9th year of elementary school a school that was part of the state network in the city of Belém-Pa. The theoretical basis was based on Bakhtin (2003), regarding the discussion of the discursive genres, Cope, Kalazantis (2000), Coscarelli (2007), Rojo (2012) regarding multiletramentos, Knoll (2012), Sandmann (2003) in relation to advertising, advertising and advertising, among others. The research was ethnographic, followed the methodology of participant observation and was of an applied nature and demonstrated that the use of TDICs favors the critical reading of multimodal texts, but that the use of SRS as a pedagogical tool requires a greater involvement between teacher / student in order for the learner to engage and see the instrument beyond entertainment.
Keywords: Letramento digital
Multiletramento
Leitura crítica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC



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