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dc.creatorTAVARES, Laís Conceição-
dc.creatorMÜLLER, Regina Celi Sarkis-
dc.creatorFERNANDES, Adriano Caldeira-
dc.date.accessioned2019-04-05T22:24:29Z-
dc.date.available2019-04-05T22:24:29Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.citationTAVARES, Laís Conceição, MÜLLER, Regina Celi Sarkis; FERNANDES, Adriano Caldeira. O uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Química. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 14, n. 29, p. 63-78, jan./jun. 2018, Especial Metacognição. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10882. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10882-
dc.description.abstractThis study aimed to recommend the use of conceptual maps (CMs) as a metacognitive tool in the teaching-learning process in Chemistry. The research was carried out involving students of the chemistry graduation, during the discipline of theoretical general chemistry II, at Universidade Federal do Pará (UFPA), university campus in Belém. The data were obtained through the collection of CMs elaborated by the students. The analyses were carried out based on the observation of students' contact with the object of study, the way in which the students understood the content and the externalization of the knowledge represented through the maps. The results of this study indicated that through the CMs it is possible to better understand the metacognitive manifestations of the individuals, since the maps make the information more accessible and allow understanding how the students understand the content in study and how they relate the concepts in their cognitive structure. Currently, there is an increasing use of alternative tools for the teaching, including in the field of natural sciences, where they are constants, thus, the use of CMs was quite accepted by students, which contributed significantly to the training of future teachers, demonstrating the importance of this instrument for the teaching-learning process.en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5561/4766pt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.titleO uso de mapas conceituais como ferramenta metacognitiva no ensino de Químicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of conceptual maps as a metacognitive tool in chemistry teachingen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0269883438925593pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6549414943861479pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834361105587561pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5561pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo propor o uso de mapas conceituais (MCs) como ferramenta metacognitiva no processo de ensino e aprendizagem em química. A pesquisa envolveu estudantes do curso de licenciatura em química, durante a disciplina de química geral teórica II, na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Belém. Os dados foram obtidos por meio da coleta de MCs construídos pelos discentes. As análises foram realizadas a partir da observação do contato dos estudantes com o objeto de estudo, da forma como os discentes compreendem o conteúdo e da externalização do conhecimento expressa através dos mapas. Os resultados obtidos indicam que através dos MCs é possível compreender melhor as manifestações metacognitivas dos indivíduos, pois os mapas tornam as informações mais acessíveis e permitem perceber a forma como os estudantes compreendem o conteúdo em estudo e como eles relacionam os conceitos em sua estrutura cognitiva. Atualmente é crescente o uso de ferramentas alternativas para o ensino, inclusive na área de ciências da natureza. Desse modo, o uso de MCs foi bem aceito pelos discentes, o que contribuiu significativamente com a formação de futuros docentes, demonstrando a importância desse instrumento para o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.affiliationMÜLLER, R. C. S.; FERNANDES, A. C. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ)-
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