Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10933
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jul-2005
metadata.dc.creator: MIRANDA, Ailton Lima
RAPOSO, Elinete Oliveira
NUNES, Inez Trindade
metadata.dc.description.affiliation: MIRANDA, A. L.; RAPOSO, E. O. Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)
Title: Concepções e tendências de ensino de ciências na prática dos professores e orientadores de CPADC/Castanhal
Other Titles: Consepts and trends in scienci education practices among scienci teachers and supervisors at the centre for scientific development (CPADC) in Castanhal, Pará, Brazil
Citation: MIRANDA, Ailton Lima; RIBEIRO, Elinete Oliveira Raposo; TRINDADE, Inez Trindade. Concepções e tendências de ensino de ciências na prática dos professores e orientadores de CPADC/Castanhal. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 1, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2005. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10933. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo se propõe à refletir as tendências em ensino de ciências norteadoras das práticas dos professores de Ciências no município de Castanhal, Pará, Brasil, objetivando verificar a(s) tendência(s) de ensino de Ciências preponderantes (na prática dos professores alvos desta pesquisa) e, contribuir para reflexões acerca da situação do ensino de Ciências no Estado do Pará. A pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas semi-estruturadas com professores de Ciências/Biologia, em especial com os membros do CPADC/Castanhal e professores que participaram do projeto inicial desenvolvido pelo Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico NPADC/UFPA, no trabalho de sensibilização e melhoria da qualidade do ensino de Ciências no Estado do Pará - Projeto FREC/SPEC/UFPA. Identificamos como categorias de análise: tendências de ensino de Ciências, a experimentação no ensino de Ciências, a utilização do livro didático e as condições de trabalho do professor.
Abstract: Study proposes an analysis of the main trends in science education practices among science teachers in Castanhal country, Pará , Brazil. Research was carried out through semi-structered interviews with Science/Biology teachers, specially those working at the CPADC/Castanhal. Sample also included teachers who took part in the initial phase of the Group for Scientific Development (NPADC), a project based at the Federal University of Pará (UFPA), which raised awareness and improved the quality of science teaching in the state of Pará. Four categories were analysed: science education trends, experimentation in science Education, the use of school books and teachers´ working conditions.
Keywords: Concepções de ciências
Tendências em ensino de ciências
Ensino de ciências
Series/Report no.: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
ISSN: 2317-5125
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1467/2050
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1467
Appears in Collections:Artigos - Amaz RECM/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ConcepcoesTendenciasEnsino.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons