Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/10952
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRIBEIRO, Rosineide Almeida-
dc.creatorALVES, José Moysés-
dc.creatorRESQUE, Marciléa Serrão-
dc.date.accessioned2019-04-10T21:56:55Z-
dc.date.available2019-04-10T21:56:55Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Rosineide Almeida; ALVES, José Moysés; RESQUE, Marciléa Serrão. Contribuições do estágio no Clube de Ciências da UFPA para a produção de sentidos subjetivos sobre interdisciplinaridade. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 14, n. 30, p. 175-192, jan./jul. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.4978. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10952. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10952-
dc.description.abstractInterdisciplinary science education is still not frequent in our schools. At the Science Club of the Federal University of Pará (CCIUFPA), trainees from different undergraduate courses work in teams and have opportunities to experience the construction of interdisciplinary proposals. Inspired by the Subjectivity Theory of Fernando González Rey, we investigated how the interdisciplinary pedagogical practices are subjectively configured for science teachers, graduated from the CCIUFPA and how they evaluate the contribution of this stage to their current interdisciplinary conceptions and practices. We present four case studies of trainee teachers, whose information was constructed through different instruments. In spite of the uniqueness of each trainee's experience, they considered that the internship at the UFPA Science Club expanded their knowledge of interdisciplinarity, taught them how to face and overcome difficulties to carry out interdisciplinary projects, favored the planning and appreciation of team activities, as well as the recognition of the importance of the motivation of junior partners, the contextualization of contents and dialogue in the classroom. The teachers evaluated that the experiences in the CCIUFPA contributed to the construction of their current teaching practice, and two of them reported carrying out, even with difficulties, the interdisciplinary teaching of science in the school.en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4978pt_BR
dc.subjectSentido subjetivopt_BR
dc.subjectEnsino interdisciplinarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSubjective senseen
dc.subjectInterdisciplinary teachingen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleContribuições do estágio no Clube de Ciências da UFPA para a produção de sentidos subjetivos sobre interdisciplinaridadept_BR
dc.title.alternativeContributions of the stage in the UFPA Science Club for a production of subjective senses on interdisciplinarityen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7251850038595402pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6500775506186127pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8908701482066650pt_BR
dc.citation.volume14-
dc.citation.issue30-
dc.citation.spage175-
dc.citation.epage192-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.4978pt_BR
dc.description.resumoO ensino de ciências interdisciplinar ainda não é frequente em nossas escolas. No Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA), estagiários de diferentes cursos de graduação trabalham em equipes e tem oportunidades de vivenciar a construção de propostas interdisciplinares. Inspirados na Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey, investigamos como as práticas pedagógicas interdisciplinares se configuram subjetivamente para professores de ciências, egressos do CCIUFPA e como eles avaliam a contribuição do referido estágio para suas concepções e práticas interdisciplinares atuais. Apresentamos quatro estudos de caso de professores estagiários, cujas informações foram construídas por meio de diferentes instrumentos. Apesar da singularidade das experiências de cada estagiário, eles consideraram que o estágio no Clube de Ciências da UFPA ampliou seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade, ensinou-os a enfrentar e superar dificuldades para realização de projetos interdisciplinares, favoreceu o planejamento e a valorização das atividades em equipe, assim como o reconhecimento da importância da motivação dos sócios mirins, da contextualização dos conteúdos e do diálogo em sala de aula. Os professores avaliaram que as experiências no CCIUFPA contribuíram para a construção de sua prática docente atual, sendo que dois deles relataram realizar, mesmo com dificuldades, o ensino interdisciplinar de ciências na escolapt_BR
dc.description.affiliationRIBEIRO, R. A.; ALVES, J. M. Universidade Federal do Parápt_BR
Appears in Collections:Artigos - Amaz RECM/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ContribuicoesEstagioCiencia.pdf291,92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons