Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10968
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2005
metadata.dc.creator: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
ESPÍRITO SANTO, Ariadne Peres
metadata.dc.description.affiliation: GONÇALVES, T. O. Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)
Title: Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; ESPIRITO SANTO, Ariadne Perez. Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 1, n. 2, p. 81-86, jun. 2005. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10968. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa narrativa, focalizamos um projeto de Educação Ambiental, tendo em vista a formação de professores reflexivos sobre a própria prática, desde a formação inicial. O trabalho teve duração de dois semestres e culminou com a prática docente dos universitários em escolas de ensino fundamental na periferia de Belém, Pará, Brasil. Por meio de relatos escritos, buscamos identificar quais elementos formativos foram percebidos e valorizados pelos estudantes universitários nessa trajetória e os significados a eles atribuídos. Foram construídas quatro categorias de análise: significado da parceria com o sujeito mais experiente; sentimentos experimentados pelos sujeitos; significados atribuídos à experiência vivida; e avanços e dificuldades. A análise permitiu-nos identificar a vivência/construção de uma nova/outra cultura de formação; enfrentamento de problemas inerentes ao início da carreira docente; produção de saberes profissionais; e atitudes reflexivas.
Abstract: A narrative research focused on Environmental Education project towards reflective teachers trainning. Work lasted for two semesters and came to conclusion when teaching practice were taken to basic schooling institutions in the outskirts of Belém, State of Pará, Brazil. University students in trainning wrote reports indicating which elements were most perceived and valued as well as which meanings were attributed to practices in the classroom. Study observed four categories of analysis: the role of a more experienced professional partner; feelings experienced by those involved in the reseach; meanings attributed to the experience; en developments and difficulties observed throughout. Analysis identified the construction of a new trainning culture; problems in teaching cureer; production of professional knowledge; and reflective attitudes.
Keywords: Pesquisa narrativa
Prática docente
Educação ambiental
Series/Report no.: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
ISSN: 2317-5125
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1653/2056
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1653
Appears in Collections:Artigos - Amaz RECM/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_FormacaoInicialProfessores.pdf571,4 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons