Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11335
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Mar-2019
metadata.dc.creator: SOUSA, Taize Borges
MALHEIRO, João Manoel da Silva
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: Análise das técnicas argumentativas da teoria da argumentação a partir da aprendizagem baseada em problemas em um curso de férias
Other Titles: Análisis de las técnicas argumentativas de la teoría de argumentación a partir del aprendizaje basado en problemas en un curso de vacaciones
Analysis of the argumentation theory’s argumentative techniques from the problem-based learning in a vacation course
Citation: SOUSA, Taize Borges, MALHEIRO, João Manoel da Silva. Análise das técnicas argumentativas da teoria da argumentação a partir da aprendizagem baseada em problemas em um curso de férias. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciência (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 21, p. 1-22, mar.2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210109. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11335 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Objetivando analisar o contexto de um Curso de Férias (CF), cuja metodologia é uma adaptação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), buscamos a partir de Perelman (1987) identificar técnicas argumentativas e características deste curso que possam favorecer sua construção. Para isso, nos embasamos em Perelman com o Tratado da Argumentação (TA) e nas pesquisas que analisam o CF na perspectiva da ABP. Os dados foram analisados de videogravações transcritas de seis licenciandos durante a socialização das atividades no CF. Os resultados evidenciam que as técnicas argumentativas descritas no TA podem ser identificadas no CF quando este apresenta características compatíveis com as noções de auditório, orador e com os âmbitos da argumentação propostas por Perelman. E que o frequente uso da técnica argumentativa de vínculo causal está associada às necessidades que os licenciandos têm em explicar e justificar os experimentos e as conclusões alcançadas ao longo das atividades do curso.
Abstract: With the aim to analyze the context of a Vacation Course (VC), within its problem-based learning (PBL) methodology, we identified characteristics and applied argumentative techniques that positively influence its construction process. Based on the Argumentation Treaty (AT) of Perelman (1987) and studies on VC with a PBL perspective. Data were analyzed from the transcription of six video-recorded social interactive activities of the VC, conducted by licensed instructors. The results have shown that the argumentative techniques as described by the AT could be identified in the VC, especially when it presents compatible features with the notions of audience, orator and the scope of discussion proposed by Perelman. In addition, the frequent use of the argumentative techniques of causal relationships is related to the need that the licensed instructors have of explaining and justifying the experiments and the conclusions achieved during the VC activities.
metadata.dc.description.resumen: Con el objetivo de analizar el contexto de un Curso de Vacaciones (CV), cuya metodología es una adaptación del Aprendizaje Basado en Problemas (ABP), buscamos, a partir de Perelman (1987), identificar las técnicas argumentativas y las características propias de este curso que puedan favorecer su construcción. Para ello, nos basamos en el Tratado de Argumentación (TA) de Perelman y en las investigaciones que analizan el CV desde la perspectiva del ABP. El análisis de datos surge a partir de las grabaciones transcritas de seis estudiantes de licenciatura durante la socialización de las actividades del CV. Los resultados evidencian que las técnicas argumentativas descritas en el TA pueden ser identificadas en el CV cuando éste presenta características compatibles con las nociones de auditorio y orador, y con los ámbitos de la argumentación propuestas por Perelman. Además, se evidencia que el frecuente uso de la técnica argumentativa de vínculo causal está asociado a las necesidades que los estudiantes de licenciatura tienen de explicar y justificar los experimentos y las conclusiones alcanzadas a lo largo de las actividades del curso.
Keywords: Argumentação
Aprendizagem Baseada em Problemas
Perelman
Series/Report no.: Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
ISSN: 1983-2117
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172019000100304&lng=pt&nrm=iso
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210109 
Appears in Collections:Artigos Científicos - CUNTINS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_AnaliseTecnicasArgumentativas.pdf1,83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons