Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11350
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 12-dic-2014
Autor(es): BEZERRA, Mathusalem Macedo
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Primer Orientador: TOMA, Marina Yassuko
Título : Desenvolvimento institucional da educação superior no Marajó: um estudo sobre a implementação dos programas REUNI, PROUNI, PARFOR E UAB no Município de Breves-Pa, no período de 2009 a 2013
Citación : BEZERRA, Mathusalém Macedo. Desenvolvimento institucional da educação superior no Marajó: um estudo sobre a implementação dos programas REUNI, PARFOR, UAB e PROUNI no município de Breves (PA), no período de 2009 a 2013. Orientadora: Marina Yassuko Toma. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11350. Acesso em:.
Resumen: Esta pesquisa objetiva analisar o papel dos programas Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais PROUNI no processo de ampliação de vagas na educação superior no Marajó no período de 2009 a 2013, a partir das instituições de ensino superior públicas e/ou privadas presentes no município de Breves, que polariza no Marajó pelo menos oito municípios. A base teórica da pesquisa é composta por estudos que abordam o processo de desenvolvimento humano proporcionado pela ampliação do acesso à educação superior em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para a realização dos objetivos da pesquisa, aplicou-se a metodologia qualitativo-exploratória de levantamento e análise de dados primários e secundários, obtidos por meio de estudo documental em bases de dados diversas, e observação sistemática do ambiente organizacional das instituições de educação superior do município de Breves. Essas informações foram cruzadas a dados censitários e a metas definidas para os programas pesquisados, contextualizando o panorama atual de ampliação de acesso à educação universitária no Marajó. Os resultados demonstram as características da implementação dos programas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no Marajó, identificando a importância, as limitações e as possibilidades de desenvolvimento institucional da educação superior no Marajó
Resumen : This research aims to examine the role of the Programs REUNI, PARFOR, UAB and PROUNI in the expansion process of vacancies in higher education in Marajó, from 2009 to 2013, from higher education institutions, public and/or private, hosted in the municipality of Breves, that polarizes in Marajó at least eight municipalities. The theoretical basis of the research consists of studies that approach the human development process provided by the expansion of access to higher education in low HDI regions. To achieve the research objectives, it was applied a qualitative and exploratory methodology of survey and analysis of primary and secondary data obtained through desk study on various data bases, and systematic observation of the organizational environment of higher education institutions in the municipality of Breves. This information was crossed to the census data and to the targets set for the programs surveyed, contextualizing the current landscape for expanding the access to the university education in Marajó. The results demonstrate the characteristics of the implementation of PDE programs in Marajó, identifying the importance, limitations and institutional development possibilities of higher education in Marajó
Palabras clave : Ensino Superior - Marajó
Desenvolvimento institucional
Plano de Desenvolvimento da Educação (Brasil)
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_DesenvolvimentoInstitucionalEducacao.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons