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dc.creatorCARDOSO FILHO, Josafat Lopes-
dc.date.accessioned2019-08-16T14:45:02Z-
dc.date.available2019-08-16T14:45:02Z-
dc.date.issued2014-04-23-
dc.identifier.citationCARDOSO FILHO, Josafat Lopes. Implementações alternativas de tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação da onda. Orientador: Jessé Carvalho Costa. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Geofísica) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11453. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11453-
dc.description.abstractWave equation tomography is a robust methodology for velocity analysis when strong velocity variations occurs. This approach has been successfully applied for reservoir monitoring and characterization using crosswell data. The choice of the objective functions, preconditioners and regularizing functionals controls the robustness, eciency and the quality of the velocity reconstruction. This dissertation investigates each of these design parameters and its consequences for the performance of the wave equation tomography using synthetic crosswell data generated from smoothly and strongly heterogeneous velocity models. Two proposals for the objective functions are used in this work; the first is sensitive to phase dierences and the other is proposal to be less sensitive to the source pulse. Both do not require velocity picking performed well in the numerical experiments. A preconditioning strategy adapted from the imaging processing literature produced a noticiable improvement the convergence rate of the algorithm by eliminating artifacts caused by limited aperture, random noise and artifacts produced by sources and receivers. A regularizing functional penalizing deviations from velocity information available near the wells additionally contributes to recover a velocity tomogram with higher resolution and consistent with the synthetic model. Wave equation tomography is a robust methodology for velocity analysis when strong velocity variations occurs.en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTomografia sísmicapt_BR
dc.subjectEquação de ondapt_BR
dc.subjectTomografiapt_BR
dc.subjectInterpoçospt_BR
dc.subjectEquação acústicapt_BR
dc.subjectPrecondicionamentopt_BR
dc.subjectRegularizaçãopt_BR
dc.subjectTomographyen
dc.subjectCrosswellen
dc.subjectWave equationen
dc.subjectPreconditioningen
dc.subjectRegularizationen
dc.titleImplementações alternativas de tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação da ondapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Jessé Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7294174204296739pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6528452198570002pt_BR
dc.description.resumoA tomografia do tempo de trânsito utilizando a equação acústica é uma alternativa robusta para se estimar modelos de velocidade com fortes variações. Aplicaçoes desta metodologia a dados sísmico inter poços, auxiliam no monitoramento e caracterização de reservatórios. A escolha da função objetivo, estratégias de precondicionamento do gradiente e funcionais regularizadores, quando da implementação deste tipo de tomografia, influênciam a robustez, eficiência e qualidade das estimativas do modelo de velocidade. Estes três aspectos da implementação da tomografia através da equação de onda são investigados. Duas propostas de funções objetivo são utilizadas neste trabalho; a primeira é sensível a diferenças de fase entre os pulsos e a outra é proposta para ser menos sensível a fase do pulso fonte. Ambas não necessitam de marcações dos eventos e se mostram muito robustas em experimentos numéricos utilizando modelos com forte variação de velocidade. Uma estratégia de precondicionamento do gradiente da função objetivo, adaptada da literatura em processamento de imagens, permitiu acelerar a convergência do algoritmo ao eliminar eventos espúrios causados pela inevitável abertura limitada da geometria de aquisição dos dados, ruídos aleatórios e efeitos causados pelas fontes e receptores. A adição de funcionais regularizadores penalizando o desvio do modelo de velocidade de informação a priori a partir de perfis de poços suavizados, contribui adicionalmente para a estimativa de um modelo de velocidade mais consistente e com maior resolução.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geofísicapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSÍSMICA APLICADA À EXPLORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOSpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoMÉTODOS SÍSMICOSpt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Geofísica (Mestrado) - CPGF/IG

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