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dc.creatorRODRIGUES, Stéphanie Conceição Corrêa-
dc.date.accessioned2019-09-13T14:20:51Z-
dc.date.available2019-09-13T14:20:51Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Stéphanie Conceição Corrêa. Emergência de Leitura Recombinativa de Sílabas e Palavras em Alfabeto Romano em Relevo Fonte Arial e Times New Roman em Cegos Leitores de Braille. Orientadora: Olívia Misae Kato. 2017. 45 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11788-
dc.description.abstractThere is strong evidence that the explicit teaching of conditional discriminations of syllables with letter recombination establishes control over all word components, promoting the emergence of textual reading and comprehension of the words formed by these syllables, as well as copying and dictation. With the present study, we investigated whether the teaching of conditional syllable discriminations would promote the emergence of oral naming of teaching syllables and new recombined syllables of the Roman Alphabet in relief and emergence of textual reading and with understanding, copying and dictation of words blind participants. In Stage I the conditional discriminations of eight syllables were tested and the oral naming of the syllables of teaching and of ten recombined syllables tested. In Stages II and III the textual and comprehension reading was verified, with and without spacing between letters besides the copy and dictation of two groups of words, printed in Fonte Aria 24 and 22. Step IV consisted of the test of textual reading of the words printed in Times New Roman font 24 and 22, with and without letter spacing. The two participants presented immediate emergency of the oral nomination of the syllables of teaching and recombined, with few errors in some phases. Immediate and error-free emergence of all performances tested in Steps II and III and with few errors in Step IV. The results demonstrate the efficiency of explicit teaching of conditional discrimination of syllables in promoting the emergence of textual reading and word comprehension and copying and dictation of words printed in Roman alphabet in relief, which is an alternative technological resource to Braille, efficient and economical if programmed properly.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectCompreensão de leiturapt_BR
dc.subjectEducação especial - cegospt_BR
dc.subjectLeitura recombinativapt_BR
dc.subjectAlfabeto romano em relevopt_BR
dc.subjectBraile - leitorespt_BR
dc.subjectensino de discriminação de sílabaspt_BR
dc.titleEmergência de Leitura Recombinativa de Sílabas e Palavras em Alfabeto Romano em Relevo Fonte Arial e Times New Roman em Cegos Leitores de Braillept_BR
dc.title.alternativeEmergence of Recombinative Reading of Syllables and Words in Roman Alphabet in relief Font Arial and Times New Roman in Blind Braille Readerspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1KATO, Olívia Misae-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3612219210222465pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6967544106389488pt_BR
dc.description.resumoExistem fortes evidências que o ensino explícito de discriminações condicionais das sílabas com recombinação de letras estabelece o controle por todos os componentes de palavras, promovendo a emergência da leitura textual e com compreensão das palavras formadas por essas sílabas, além de cópia e ditado. Com o presente estudo, investigou-se se o ensino de discriminações condicionais de sílabas promoveria a emergência da nomeação oral de sílabas de ensino e de novas sílabas recombinadas do Alfabeto Romano em relevo e emergência de leitura textual e com compreensão, cópia e ditado de palavras em participantes cegos. Na Etapa I foram ensinadas as discriminações condicionais de oito sílabas e testada a nomeação oral das sílabas de ensino e de dez sílabas recombinadas. Nas Etapas II e III foi verificada a leitura textual e com compreensão, com e sem espaçamento entre letras além da cópia e ditado de dois grupos de palavras, impressas em Fonte Aria 24 e 22. A Etapa IV consistiu no teste de leitura textual das palavras impressas em Fonte Times New Roman 24 e 22, com e sem espaçamento entre letras. As duas participantes apresentaram emergência imediata da nomeação oral das sílabas de ensino e recombinadas, com poucos erros em algumas fases. Ocorreu a emergência imediata e sem erros de todos os desempenhos testados nas Etapas II e III e com poucos erros na Etapa IV. Os resultados demonstram a eficiência do ensino explícito de discriminação condicional das sílabas em promover a emergência da leitura textual e compreensão de palavras e cópia e ditado de palavras impressas em Alfabeto romano em relevo, sendo esse um recurso tecnológico alternativo ao Braille, eficiente e econômico se programado adequadamente.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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