Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/11790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCOELHO, Antonia Ediele de Freitas-
dc.creatorALMEIDA, Willa Nayana Corrêa-
dc.creatorMALHEIRO, João Manoel da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-16T13:39:29Z-
dc.date.available2019-09-16T13:39:29Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.citationCOELHO, Antonia Ediele de Freitas; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; MALHEIRO, João Manoel da Silva. Desenvolvimento de habilidades cognitivas e ensino de matemática em um Clube de Ciências da Amazônia. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 15, n. 33, p. 37-55, jan./jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5753. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11790. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11790-
dc.description.abstractThis research sought to analyze the Levels of Cognitive Abilities developed and manifested by a group of seven students participating in the Science “Prof. Club Dr. Cristovam W. P. Diniz”, during an Investigative Teaching Sequence on concepts of plane geometry. We also want to ponder the questions elaborated by the teacher-monitor and their intrinsic relationship with the abilities manifested by the group of students. We characterize this research as qualitative, using Content Analysis to interpretation of the speeches between the teacher-monitor and the students participating in the club. The space investigated is considered an alternative environment destined to the teaching, research and extension of didactic actions directed to Sciences and Mathematics. The applied experimental activity was entitled "Problem of Forms" and sought to discuss the introductory concepts of area and perimeter of plane figures, exploring issues related to the maximization of areas and minimization of perimeters. During the analysis, we identified that the abilities developed by the students in their discourses are continuously related to the proposed, being possible to identify Levels that varied between Algorithmics and Higher Order Cognitive Skills, defined between N1 and N5 of Cognitive Skills. Moreover, the questions developed by the teacher-monitor included Levels that developed according to the dynamics of established relationships, passing between P1 and P4.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5753/5600pt_BR
dc.subjectHabilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectExperimentação investigativapt_BR
dc.subjectClube de Ciênciaspt_BR
dc.subjectCognitive skillsen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectInvestigative experimentationen
dc.subjectScience Cluben
dc.titleDesenvolvimento de habilidades cognitivas e ensino de matemática em um Clube de Ciências da Amazôniapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of cognitive skills and mathematics teaching in a Amazon Science Cluben
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0813809698670511pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2751639119658256pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7502225344402729pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5753pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação procurou analisar os Níveis de Habilidades Cognitivas desenvolvidos e manifestados por um grupo de sete estudantes participantes do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”, durante uma Sequência de Ensino Investigativo sobre conceitos da geometria plana. Almejamos ainda ponderar acerca das perguntas elaboradas pela professora-monitora e sua relação intrínseca com as habilidades manifestadas pelo grupo de alunos. Caracterizamos essa pesquisa como qualitativa, sendo utilizada a Análise de Conteúdo para interpretação dos discursos entre a professora-monitora e os alunos participantes do clube. O espaço investigado é considerado um ambiente não-formal destinado ao ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas às Ciências e Matemáticas. A atividade experimental aplicada era intitulada “Problema das formas” e buscava problematizar os conceitos introdutórios de área e perímetro de figuras planas, explorando questões ligadas à maximização de áreas e minimização de perímetros. Durante as análises realizadas, identificamos que as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em seus discursos se relacionam continuamente a proposta almejada, sendo possível identificarmos Níveis que variaram entre Algorítmicas e Habilidades Cognitivas de Alta Ordem, definidos entre N1 e N5 de Habilidades Cognitivas. Além disso, as perguntas elaboradas pela professora-monitora compreenderam Níveis que se desenvolveram de acordo com a dinâmica das relações estabelecidas, perpassando entre P1 e P4.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4715-4595pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-1449-9266pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2495-7806pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_DesenvolvimentoHabilidadesCognitivas.pdf325,83 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons