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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 26-Feb-2019
metadata.dc.creator: SILVA, Regina Célia Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Damião Bezerra
Title: Entre o coercitivo e o educativo: análise da responsabilização socioeducativa no Programa de Medidas em Meio Aberto
Citation: SILVA, Regina Célia Nascimento. Entre o coercitivo e o educativo: análise da responsabilização socioeducativa no Programa de Medidas em Meio Aberto. Orientador: Damião Bezerra Oliveira. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11813. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo investigar o contexto da aplicação das medidas socioeducativas, as contradições vivenciadas pelas instituições que atendem adolescentes autores de atos infracionais e o dever/ser pedagógico e sancionatório da socioeducação. Buscou-se, compreender os sentidos e significados que os adolescentes acusados da prática de atos infracionais e em cumprimento de medidas socioeducativas no Programa em Meio Aberto atribuem às intervenções à eles direcionadas, bem como, as práticas pedagógicas desenvolvidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), principal instituição pública municipal, responsável por ofertar o serviço de acompanhamento das medidas socioeducativas em meio aberto, no Município de Barcarena. A metodologia de pesquisa deu-se por meio de abordagem qualitativa, a partir de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários com os sujeitos da pesquisa- adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Meio Aberto e pedagogos atuantes da socioeducação. Como referencial teórico, a pesquisa tem como suporte as obras Nascimento da Biopolítica (2008) e Vigiar e Punir (1984) de Michael Foucault que enfatizam os discursos, práticas e dispositivos de poder e os diversos modos de governo que marcam o processo histórico da nossa civilização, enfatizando o conceito de governamentabilidade. O pensamento exposto por Loïc Wacquant em Prisões da Miséria (2001) e Punir os Pobres (2007), que, de modo geral, vem retratar as consequências de uma política de exclusão adotada pelo Estado, a fim de isolar do convívio social as classes menos favorecidas. E embasamento nas leituras de Pinheiro (2006) e Rizzini (1997; 2009) como forma de compreender como foram historicamente construídas as legislações brasileiras referentes à criança e ao adolescente.
Abstract: The purpose of this study is to contextualize the application of socio - educational measures, the contradictions experienced by the institutions that attend adolescents who are responsible for infractions, and the pedagogical and sanctioning duty of the socio - education. It will be sought to understand the meanings and meanings that the adolescents accused of the practice of infractions attributing to the interventions directed to them, as well as the pedagogical practices developed in the Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS), the main municipal public institution , responsible for offering the service of monitoring socio-educational measures in the middle of the open, in the Municipality of Barcarena. The research methodology was based on a qualitative approach, based on bibliographical research and the application of questionnaires with the subjects of the research-adolescents in compliance with socio-educational measures in the Open Environment and pedagogues active in the socioeducation. As a theoretical reference, the research is supported by Michael Foucault's Birth of Biopolitics (2008) and Vigiar e Punir (1984), which emphasize the discourses, practices and devices of power and the different modes of government that mark the historical process of our emphasizing the concept of governance. The thinking presented by Loïc Wacquant in his books, Prisons of Misery (2001) and Punishing the Poor (2007), which, in general, portrays the consequences of a policy of exclusion adopted by the State, in order to isolate social interaction the less favored classes. It is based on the readings of Pinheiro (2006) and Rizzini (1997; 2009) as a way to understand how Brazilian legislation regarding children and adolescents has been historically constructed.
Keywords: Socioeducação
Responsabilização
Institucionalização
Práticas pedagógicas
Adolescentes autores de atos infracionais
Socioeducation
Accountability
Institutionalization
Pedagogical practices
Adolescents authors of infractions
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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