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Tipo: Dissertação
Data do documento: 8-Ago-2013
Autor(es): GUERREIRO, Talitha Buenaño França
Primeiro(a) Orientador(a): CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves
Título: Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças das unidades de educação infantil do município de Belém: características pessoais e fatores ambientais associados
Título(s) alternativo(s): Psychomotor development of children from kindergarten units of Belém -Pará
Agência de fomento: FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas
Citar como: GUERREIRO, Talitha Buenaño França. Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças das unidades de educação infantil do município de Belém: características pessoais e fatores ambientais associados. Orientadora: Lília Iêda Chaves Cavalcante. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: . Acesso em:.
Resumo: O desenvolvimento infantil é considerado uma sequência de mudanças no comportamento e processos subjacentes, sendo influenciado por fatores biológicos e ambientais. A triagem e o acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), têm se revelado como procedimentos eficientes na identificação precoce de diferentes afecções do desenvolvimento na infância. Este estudo teve como objetivo relacionar o estado do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças, na faixa etária de 36 a 48 meses, que frequentavam Unidades de Educação Infantil (UEI), distribuídas nos Distritos Administrativos do município de Belém, a características pessoais e variáveis do seu ambiente ecológico. O estudo é transversal, de caráter exploratório descritivo. Para avaliação do desenvolvimento foi utilizado o Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II, tendo sido aplicado questionário para levantamento das características biopsicossociais da criança e outro instrumento para medição do nível de pobreza de suas famílias. O estudo revelou que das 319 crianças avaliadas, 77,74% apresentaram desenvolvimento suspeito de atraso. As variáveis que apresentaram relação estatisticamente significativa foram escolaridade paterna (0,000**), principal cuidador da criança (0,039*), planejamento da gravidez (0,007*). Quanto ao instrumento de medição do nível de pobreza urbana, a pontuação variou de 28 a 52 pontos, e apresentou relação estatisticamente significativa com o desfecho (0,003*). A alta prevalência de possíveis atrasos no desenvolvimento observados em crianças das UEI do município mostrou a importância de programas de estimulação precoce, incentivando o acompanhamento do desenvolvimento infantil através de triagem, além de alertar para a questão da interferência negativa dos fatores socioeconômicos e culturais no crescimento e desenvolvimento infantil.
Abstract: Child development is considered a sequence of changes in behavior and underlying processes, being influenced by biological and environmental factors. Screening and monitoring the neurodevelopment (DNPM) have been shown to be effective procedures for early identification of different disorders of childhood development. This study was focused on children aged 36-48 months attending Early Childhood Education Units (SIU), distributed in the Administrative Districts of the city of Belém. It aimed to relate their state of the neurodevelopment to personal characteristics and variables from the ecological environment. The study is cross-sectional, descriptive exploratory. For the development assessment, it was used the Developmental Screening Test II Denver. For the characterization of families, it was used a questionnaire oriented to the biopsychosocial characteristics of the child, and an instrument for measuring the poverty level of their families. The study revealed that of the 319 children evaluated, 77.74% had probable delays in development. The variables that were statistically significant were paternal education (0.000 **), the child's primary caregiver (0.039 *), and pregnancy planning (0.007 *). Regarding the instrument measuring the level of urban poverty, the scores ranged from 28 to 52 points, and showed a statistically significant relation with the outcome (0.003). The high prevalence of probable developmental delays seen in children of the city’s UEI showed the need to introduce early stimulation programs, encouraging the monitoring of child development through screening, in addition to alert for the issue of negative interference of socioeconomic and cultural factors in child growth and development.
Palavras-chave: Crianças - desenvolvimento
Crianças - assistência em instituições
Desenvolvimento infantil
Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II - TTDD II
Nível de Pobreza Urbana - NPU
Área de Concentração: ECOETOLOGIA
Linha de Pesquisa: ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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