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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 29-Mar-2019
metadata.dc.creator: GOMES, Rosenilda Botelho
metadata.dc.description.affiliation: SEMEC/PA - Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba
metadata.dc.contributor.advisor1: TAVARES, Francinei Bentes
Title: Saberes tradicionais quilombolas e a política nacional de assistência técnica e extensão rural: o caso do Arapapuzinho (Abaetetuba-PA)
Citation: GOMES, Rosenilda Botelho. Saberes tradicionais quilombolas e a política nacional de assistência técnica e extensão rural: o caso do Arapapuzinho (Abaetetuba-PA). Orientador: Francinei Bentes Tavares. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Cidades, Territórios e Identidades) - Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12024. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Os povos quilombolas perseveram na luta pela constituição de direitos e, apesar de algumas conquistas, ainda se encontram em vias de acessa-los plenamente. E, com a efetivação da ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) no território, que representa o conhecimentos técnicos científicos e os quilombolas com o saber tradicional no desenvolvimento da agricultura. Sendo que ambos são de suma importância para o desenvolvimento das atividades agrícolas. Assim, esta dissertação consiste em analisar se a ATER está contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar no território quilombola, no que diz respeito à organização produtiva, ao manejo sustentável e ao diálogo com os saberes socioambientais desses povos tradicionais na comunidade de Arapapuzinho, em Abaetetuba-PA. Esta investigação centrou-se na referida comunidade onde os quilombolas trabalham na agricultura, usando os conhecimentos passados de pai para filho. Assim, traz-se para a discussão o papel do Estado e dos Movimentos sociais na Política Nacional da ATER (PNATER) para os quilombolas; o desenvolvimento das atividades da agricultura familiar mediante as orientações técnicas; os saberes dos quilombolas nos plantios e cultivos na agricultura; e, por fim, a mediação dos agentes de desenvolvimento entre o conhecimento técnico-científico e os saberes populares e as contribuições da PNATER para os agricultores. Por meio de um Estudo de Caso, esta pesquisa é sustentada pelos seguintes autores: Yin (2014); Gil (2008); Minayo (2013) e Triviños (1987), além de autores que dialogam com a discussão teórica sobre os saberes, entre eles: Diegues (2000, 2001); Cunha (2007) e outros. Porém, não se pode deixar de enfatizar sobre o papel do Estado e os que debatem sobre outros temas, no caso a ATER, como Schmitz (2003); políticas públicas, como Pierre Muller; e, Yves Surel (2000); e, dentre os demais temas, Freire (1983, 1987) e muitos outros teóricos que estão subsidiando esse texto. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, a observação participante e a entrevistas semiestruturadas, dirigida aos agricultores quilombolas, técnicos e coordenador da COODERSUS (Cooperativa de Trabalho em Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável), que prestou assistência aos agricultores, e representantes do movimento quilombola – ARQUIA (Associação dos Remanescentes de Quilombos das Ilhas de Abaetetuba). Os resultados despontam o fortalecimento da agricultura familiar, com a presença da ATER, sendo que a cooperativa apresenta uma inovação de orientação que busca a interdependência econômica, social e ambiental, que consolida um modelo de desenvolvimento sustentável. Por outro lado, expõe que o desenvolvimento local e o aumento produtivo estão nas práticas do conhecimento técnico, entretanto, não desmerece o saber tradicional. Temos também a resistência dos quilombolas diante da orientação técnica em relação à transição agroecológica, pois, mesmo reconhecendo a importância da ATER, esses agricultores continuaram a desenvolver a atividade da roça e do manejo do açaí conforme os seus saberes. A presença de conflitos e as relações de poder foi perceptível nas ações da ater no território.
Abstract: The quilombola people persevere in the struggle for the constitution of rights and, despite some achievements, are still in the process of accessing them fully. And, with the realization of ATER (Technical Assistance and Rural Extension) in the territory, which represents the scientific technical knowledge and the quilombolas with the traditional knowledge in the development of agriculture. And, with the effectiveness of ATER (Technical Assistance and Rural Extension) in the territory, which represents the scientific technical knowledge and the quilombolas with the traditional knowledge in the development of agriculture. Thus, this dissertation consists of analyzing whether ATER is contributing to the strengthening of family agriculture in the quilombola territory, with regard to productive organization, sustainable management and dialogue with the social and environmental knowledge of these traditional peoples in the community of Arapapuzinho, in Abaetetuba -PA. This research focused on this community where the quilombolas work in agriculture, using the knowledge passed from father to son. It brings to the discussion the role of the State and Social Movements in the National Policy of ATER (PNATER) for the quilombolas; the development of family farming activities through technical guidelines; the knowledge of quilombolas in plantations and crops in agriculture; and, finally, the mediation of the agents of development between the technical-scientific knowledge and the popular knowledge and the contributions of PNATER to the farmers. Through a Case Study, this research is supported by the following authors: Yin (2014); Gil (2008); Minayo (2013) and Triviños (1987), as well as authors who dialogue with the theoretical discussion about knowledge, among them: Diegues (2000, 2001); Cunha (2007) and others. However, we must emphasize the role of the State and those who debate on other issues, in this case ATER, like Schmitz (2003); public policies such as Pierre Muller; and Yves Surel (2000); and, among other themes, Freire (1983, 1987) and many other theorists who are subsidizing this text. Qualitative research, participant observation and semi-structured interviews were used for quilombola farmers, technicians and coordinator of COODERSUS (Cooperative for Work in Support of Sustainable Rural Development), who assisted the farmers, and representatives of the quilombola movement - ARQUIA (Association of Remnants of Quilombos of the Islands of Abaetetuba). The results highlight the strengthening of family agriculture, with the presence of ATER, and the cooperative presents an orientation innovation that seeks the economic, social and environmental interdependence that consolidates a sustainable development model. On the other hand, it shows that local development and productive increase are in the practices of technical knowledge, however, does not detract from traditional knowledge. We also have the resistance of the quilombolas to the technical orientation regarding the agroecological transition, even recognizing the importance of the ATER, these farmers continued to develop the activity of the agriculture and the management of the açaí according to their knowledge. The presence of conflicts and power relations was perceptible in the actions of ATER in the territory.
Keywords: Políticas públicas
Assistência técnica
Comunidades quilombolas
Agricultura familiar
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ESTUDOS SOCIAIS E SUAS HUMANIDADES
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E TERRITÓRIOS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Universitário de Abaetetuba
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Cidades, Territórios e Identidades (Mestrado) - PPGCITI/Abaetetuba

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