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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 9-Jul-2019
metadata.dc.creator: SANTOS, Nadyme Tayane Silva Ramos dos
metadata.dc.description.affiliation: CDP- COMPANHIA DOCAS DO PARÁ
metadata.dc.contributor.advisor1: DUARTE, André Augusto Azevedo Montenegro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: NEVES, Renato Martins das
Title: Indicadores de desempenho de portos públicos e privados: estudo de caso de terminais de conteineres brasileiros
Other Titles: Performance indicators of public and private ports: case study of Brazilian container terminals
Citation: SANTOS, Nadyme Tayane Silva Ramos dos. Indicadores de desempenho de portos públicos e privados: estudo de caso de terminais de contêineres brasileiros. Orientador: André Augusto Azevedo Montenegro Duarte. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Programa Pós-Graduação em Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12045 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Nos últimos anos, um número significativo de países implementaram políticas destinadas a reformar sua indústria portuária. Na convicção de que irá melhorar a eficiência. A privatização vem sendo difundida, acreditando que a transferência da administração pública para privada levará a melhoria nos níveis de eficiência econômica e operacional, trazendo vantagem competitiva no mercado mundial. Este trabalho buscou investigar a validade desta afirmação embasada em fundamentos teóricos, ainda, adotando os indicadores de desempenho portuário desenvolvidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviário – ANTAQ e adaptando metodologias que medem a eficiência dos terminais portuários públicos e privados no período de 2013 a 2018, compreendendo 06 anos. Para este objetivo, foram definidas 8 unidades portuárias, composta por 04 portos públicos e 04 privados. Os resultados obtidos permitiram comparar os setores e analisar a eficiência entre eles. No decorrer do estudo, notou-se que o setor público apresentou indicadores mais preocupantes, para a gestão portuária, principalmente, relacionado a produtividade (prancha média) e ao nível de serviço obtido, devendo ser analisado de forma mais abrangente no contexto de infraestrutura e equipamentos para prover investimentos neste âmbito, tendo em vista que estes parâmetros também possuem influência sobre estes resultados.
Abstract: In recente years, a significant number of countries have implemented policies to reform their port industry. In the belief that efficiency will improve, privatization has been widespread, believing that the transfer of management from public hands to private ones, will lead to improvements in the levels of economic and operational efficiency, bringing a competitive advantage in the world market. This paper sought to investigate the validity of this assertion based on theoretical foundations as well as with the adoption of port performance indicators developed by ANTAQ, adapting methodologies that can measure the efficiency of public and private port terminals in the period of 2013 to 2018, comprising 06 years. For this purpose, 8 port units were defined, composed of 04 public and 04 private ports. The results obtained allowed to compare the sectors and to analyze the efficiency between them. During the study, it was noticed that the public sector presents more worrisome indicators for port management, mainly, related to productivity and the level of service obtained, and should be analyzed more comprehensively in the context of infrastructure and equipment to provide investments in this scope, considering that these parameters also have influence on these results.
Keywords: Portos
Eficiência
Gestão Pública
Privatização
Indicadores de Desempenho
Ports
Efficiency
Public Management
Privatization
Performance Indicators
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::PORTOS E VIAS NEVEGAVEIS PROJETO E CONSTRUCAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD ROM
Appears in Collections:Dissertações em Engenharia Civil (Mestrado) - PPGEC/ITEC

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