Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12159
Tipo: Dissertação
Data do documento: 7-Jun-2019
Autor(es): LEAL, Edilene Fernandes
ORCID do(s) autor(es): https://orcid.org/0000-0002-6373-9588
Afiliação do(s) Autor(es): SEMED/PA - Secretaria Municipal de Educação
Primeiro(a) Orientador(a): MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves
Título: Formação continuada para professores dos anos iniciais: uma proposta para o ensino das operações de adição e de subtração, fundamentada na Teoria das Situações Didáticas
Citar como: LEAL, Edilene Fernandes. Formação continuada para professores dos anos iniciais: uma proposta para o ensino das operações de adição e de subtração, fundamentada na Teoria das Situações Didáticas. Orientador: Arthur Gonçalves Machado Júnior. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12159. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho relata a pesquisa sobre a prática de formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), desenvolvida em um curso de Especialização em Educação Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI) da Universidade Federal do Para (UFPA). Trata-se portanto, de um percurso investigativo de natureza qualitativa, na modalidade pesquisa ação, cujo objetivo foi investigar em que termos a Teoria das Situações Didáticas pode auxiliar na formação continuada de professores para o ensino das operações de adição e de subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como lentes organizadoras dessas práticas, a Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Brousseau. Ao longo dos quatro meses, março a junho de 2018, em que estivemos em sala de aula, as ações foram acompanhadas e registradas por meio de questionário, registro de áudio e por material produzidos pelos professores, além das anotações pessoais da pesquisadora em caderno de campo. O material coletado foi tratado e organizado em categorias, que foram analisadas principalmente, mas não exclusivamente, a partir do quadro teórico construído para esse fim. As análises narrativas revelam que os professores precisam conhecer o objeto de conhecimento, bem como estabelecer relação com seu ensino, isto é, conhecer para organizar didaticamente o saber para que os alunos aprendam.
Abstract: This paper reports research on the practice of continuing education of teachers who work in the early years of elementary school (EF), developed in a specialization course in mathematics education for the early years of elementary school at the Institute of Mathematical and Scientific Education (IEMCI). ) of the Federal University of Para (UFPA). It is, therefore, a qualitative investigative course, in the action research modality, whose objective was to investigate in what terms the Theory of Didactic Situations can help in the continuous formation of teachers for the teaching of addition and subtraction operations in the early years. Elementary School, having as organizing lenses these practices, Brousseau's Theory of Didactic Situations (TSD). Over the four months, from March to June 2018, in which we were in the classroom, the actions were followed up and recorded through a questionnaire, audio recording and material produced by the teachers, as well as the researcher's personal notes in a notebook. field. The collected material was treated and organized into categories, which wereanalyzed mainly, but not exclusively, from the theoretical framework built for this purpose. Narrative analysis reveals that teachers need to know the object of knowledge, as well as to establish a relationship with their teaching, that is, to know to organize didactically the knowledge for students to learn.
Palavras-chave: Formação continuada
Teoria das situações didáticas
Sequência didática
Adição e subtração
Anos iniciais
Continuing education
Didactic situations theory
Following teaching
Addition and subtraction
Early years
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_FormacaoContinuadaProfessores.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_SequenciasDidaticasEnsino.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons