Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12186
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 22-ago-2018
Autor(es): BRAGA, Aline Nascimento
Primer Orientador: ALVES, Danilo Teixeira
Primer Coorientador: PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor-co1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5696-260X
Título : A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática
Citación : BRAGA, Aline Nascimento. A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática. Orientador: Danilo Teixeira Alves; Coorientador: Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas). Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12186. Acesso em:.
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo discutir o uso dos canais auditivo e visual no contexto da elaboração de atividades e materiais didáticos - especialmente atividades para sala de aula - voltados à alfabetização, letramento e numeramento. A partir dessa discussão, desenvolvemos um livro (anexo ao presente trabalho) direcionado a professores, com orientações pedagógicas sobre o uso dos canais visual e auditivo em atividades de alfabetização matemática. O livro é baseado na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, a qual indica princípios para melhorar a aprendizagem por meio da exploração eficiente dos canais auditivo e visual.
Resumen : The present work aims to discuss the use of auditory and visual channels in the context of the elaboration of didactic activities and materials - especially activities for the classroom - aimed at literacy and numbering. Based on this discussion, we developed a book (attached to the present work) aimed at teachers, with pedagogical guidelines on the use of visual and auditory channels in mathematical literacy activities. The book is based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning, which indicates principles for improving learning through efficient exploration of the auditory and visual channels.
Palabras clave : Alfabetização matemática
Letramento matemático
Princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia
Mathematical Literacy
Principles of Cognitive Theory of Multimedia Learning
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_TeoriaCognitivaAprendizagem.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_AplicacaoTeoriaCognitiva.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons