Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12261
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSOUZA, Janaína Carvalho de-
dc.date.accessioned2020-01-31T21:10:28Z-
dc.date.available2020-01-31T21:10:28Z-
dc.date.issued2012-04-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Janaína Carvalho de. Educação matemática no curso pedagogia das águas: reflexões dos professores em formação. Orientador:. Erasmo Borges de Souza Filho. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2012. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12261>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12261-
dc.description.abstractThis research developed at Masters level, entitled Mathematics Education Course in Pedagogy of the Waters: Reflections of teachers in training, is located in the field of mathematics education, discussion, questioning about the terms in which the training course in pedagogy of water allowed to educators riparian Abaetetuba-Pa use Amazonian culture in mathematics classes in the early years. The overall objective is to investigate how mathematics education was seen during the course, which reflected in teacher training. Field diary, semi-structured interviews, informal conversations and analysis of documents: for the purposes of qualitative research some instruments for data collection, such as were used. As main theoretical results we have: Brito (2008), Queiroz (2009), M. Sousa (2010) and E. Sousa (2010), with its developed research on mathematics education; D'Ambrosio (1999, 2005), Lorenzato (2006 ), Gill (2006), Nacarato (2009) and Gomes (2009) ideas about teacher education, mathematics education and mathematics teaching in early years; Freire (2011) on addressing the literacy process; Ribeiro (2010) Hage ( 2006), Loureiro (2001) and Ferreira et al (2007) for evidence on rural education and riparian education, and Morin (2003) with some teachings on Complex Thought. The survey enables us to state that the knowledge about riparian enhancement of cultural knowledge plays an important role in the teaching and learning process, given that they recognize this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSéries Iniciaispt_BR
dc.subjectSaberes Tradicionaispt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectTeachers Trainingpt_BR
dc.subjectEarly gradespt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectTraditional Knowledgept_BR
dc.titleEducação matemática no curso pedagogia das águas: reflexões dos professores em formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA FILHO, Erasmo Borges de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5387951750537371pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3371741493291648pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, intitulada Educação Matemática no Curso Pedagogia das Águas: reflexões dos professores em formação, situa-se no campo de discussão da educação matemática, problematizando sobre em que termos a formação do curso de pedagogia das águas possibilitou aos educadores ribeirinhos de Abaetetuba-Pa utilizarem a cultura amazônica nas aulas de matemática nos anos iniciais. O objetivo geral é investigar como educação matemática foi vista durante o curso, quais os reflexos na formação dos professores. Para a realização dessa pesquisa de cunho qualitativo foram utilizados alguns instrumentos para a coleta de dados, tais como: diário de campo, entrevistas semi-estruturadas, conversas informais e análises de documentos. Como principais referências teórica temos: Brito (2008), Queiroz (2009), M. Sousa (2010) e E. Sousa (2010), com suas pesquisas desenvolvidas sobre educação matemática; D‟Ambrosio (1999; 2005), Lorenzato (2006), Gonçalves (2006), Nacarato (2009) e Gomes (2009) com ideias sobre formação de professores, educação matemática e ensino da matemática nos anos iniciais; Freire (2011) abordando sobre o processo de alfabetização; Ribeiro (2010) Hage (2006), Loureiro (2001) e Ferreira et al (2007) para evidenciar sobre educação do campo e educação ribeirinha; e Morin (2003) com alguns ensinamentos sobre o Pensamento Complexo. A pesquisa possibilita afirmar que os conhecimentos dos ribeirinhos sobre a valorização dos saberes culturais tem um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que eles se reconhecem neste processo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.description.affiliationSecretaria Municipal de Educação / Altamira-Papt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4092-7973pt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EducacaoMatematicaCurso.pdf2,12 MBAdobe PDFView/Open
Projeto_PedagogiaAguasCurso.pdf242,66 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons