Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12300
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: 2016
metadata.dc.creator: CARDOSO, Sergio Ricardo Pereira
Title: Ensinagens e aprendizagens dos saberes-fazeres tradicionais: uma educação informal do campo
Citation: CARDOSO, Sergio Ricardo Pereira. Ensinagens e aprendizagens dos saberes-fazeres tradicionais: uma educação informal do campo. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 4, n. 2, p. 1-17, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v4i2.6429. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12300. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este texto tem a ambição de traçar relações entre os saberes-fazeres tradicionais e a educação informal do campo, articulando educação e cultura na construção e reconstrução contínua dos saberes-fazeres tradicionais por meio das relações cotidianas, bem como a maneira como se dá a socialização de tais saberes-fazeres. A área de estudo localiza-se na Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, sendo a metodologia empregada a etnoecologia. Os dados coletados em pesquisas diversas demonstram que os saberes-fazeres são produzidos e socializados em espaços diversos, indo desde os espaços familiares aos espaços comunitários. As ensinagens e aprendizagens são protagonizadas pela oralidade, pela observação e a própria prática do saber-fazer, aprende-se e ensina-se fazendo. Assim como os saberes-fazeres sofrem mudanças, as estratégias de ensinagens e aprendizagens também acompanham tais transformações, principalmente devido às novas tecnologias, que influenciam a inserção de novas maneiras de fazer, ou seja, novos saberes; dinamizam, portanto, a cultura através dessa educação informal do campo.
Abstract: This text has the ambition to trace relationships between traditional Knowledge and practices and rural Informal Education, providing the linking of education and culture in the development and continuous reconstruction of Knowledge and practices traditional through everyday relationships, and the way of socialization of these. The study area is located in the Marine Extractive Reserve Caeté-Taperaçu, and having as methodology the ethnoecology. The data collected in various research shows that the traditional Knowledge and practices are produced and socialized in several spaces, ranging from the familiar spaces to community spaces. The teaching strategies and learning are led by orality, by observation and own practice of knowledge and actions, learn and teach through practice. As the traditional Knowledge and practices suffer changes, the teaching strategies and learning also accompany such changes, mainly due to new technologies, influencing the inclusion of new ways of doing, and therefore new knowledge; transforming thus the culture through rural informal education.
Keywords: Educação informal
Saberes-fazeres tradicionais
RESEX Marinha Caeté-Taperaçu
Informal education
Traditional knowledge and practices
Marine Extractive Reserve Caeté-Taperaçu
Series/Report no.: Nova Revista Amazônica
ISSN: 2318-1346
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6429
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v4i2.6429
Appears in Collections:Artigos - NRA/UFPA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EnsinagensAprendizagensSaberes.pdf746,6 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons