Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12525
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 31-Jul-2019
metadata.dc.creator: COELHO FILHO, Nereu Cavalcanti
metadata.dc.description.affiliation: Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
metadata.dc.contributor.advisor1: BARBOZA, Roberta Sá Leitão
Title: Jornada ao centro da COHAB: pesquisa-ação e ecopedagogia em escolas e conjuntos habitacionais: (experiências no Cerrado e na Amazônia)
Other Titles: Journey to the center of COHAB: action research and ecopedagogy in schools and housing estates: (experiences in the Cerrado and in the Amazon)
Citation: COELHO FILHO, Nereu Cavalcanti. Jornada ao centro da COHAB: pesquisa-ação e ecopedagogia em escolas e conjuntos habitacionais: (experiências na Amazônia e no Cerrado). Orientador: Roberta Sá Leitão Barboza. 2019. 187 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12525. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho acadêmico é uma Jornada ao Centro da COHAB (conjunto habitacional). Nesta jornada são usadas ferramentas da cultura popular e da ciência, em teoria e pratica. As paisagens urbanas periféricas são os espaços que refletimos a geografia urbana da habitação popular, amparados em dados estatísticos sobre a habitação e na visão dos moradores sobre suas casas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a questão urbana e habitacional no Brasil, concentrando em dois estados: Pará e Minas Gerais, onde foram desenvolvidas as pesquisas em campo nos conjuntos habitacionais de dois municípios (Bragança-PA e Patos de Minas-MG), em dois biomas (Amazônia e Cerrado). Em entrevistas e troca de ideias sustentáveis com os moradores, foram tecidos saberes em colaborações interculturais. Ao pesquisar o déficit habitacional e o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, buscamos entender como este programa foi desenvolvido para sanar a falta da habitação no país. Desenvolvemos práticas de pesquisa-ação e ecopedagogia, tanto como meios de pesquisa, tanto como laboratório didático da criação de materiais e métodos pedagógicos. Posteriormente ao estudo bibliográfico e as pesquisas em campo, são propostas algumas possíveis soluções sustentáveis para habitações de COHABs. São apresentadas técnicas sustentáveis da Permacultura, que propiciam um manejo mais ecológico na ocupação humana. Houve um estudo pratico de algumas destas técnicas em espaço escolar e, com estas experiências foi possível verificar que existem inúmeras possibilidades de ações criativas na educação ecopedagógica, onde várias faixas etárias, em diferentes espaços (salas de aula, praças ou ruas), podem pensar juntos temas relativos à habitação e ecologia. Todos estes processos da pesquisa desaguaram na criação de materiais e métodos pedagógicos, que dinamizaram a alfabetização ecológica e a valorização da etnobiodiversidade. Nesta jornada foi possível a cooperação e a divulgação de técnicas sustentáveis, em um laboratório acadêmico e popular que uniu saberes ao pensar a “casa” e suas dimensões geográficas (filosófica, ambiental e social), exercitando o pensamento coletivo a partir de maquetes e jogos didáticos construídos e refletidos no estudo da moradia de COHAB. A jornada é um giro decolonial no campo do habitar, espaço que é território e lugar de educar.
Abstract: This academic work is a journey to the center of the COHAB program (housing estate). In this journey, popular culture and science tools are used in theory and practice. Urban peripheral landscapes are spaces that reflect the urban geography of popular housing, supported by statistical housing data and the residents' view of their homes. Bibliographical research was carried out on the urban and housing issue in Brazil, focusing on two states: Pará and Minas Gerais, where field surveys were carried out in the housing estates of two municipalities (Bragança-PA and Patos de Minas-MG), in two biomes (Amazônia and Cerrado). In interviews and exchange of sustainable ideas with the residents, knowledge was woven into intercultural collaborations. When researching the housing deficit and the housing program Minha Casa Minha Vida, it was sought to understand how this program was developed in order to remedy homelessness in the country. It was developed action research and ecopedagogy practices, both as means of research, as well as a teaching laboratory for the development of materials and pedagogical methods. Subsequent to the bibliographic study and field research, some possible sustainable solutions for COHAB housing are proposed. Sustainable techniques of Permaculture are presented, which provide a more ecological management in human occupation. There was a practical study of some of these techniques in school space, and with these experiences it was possible to verify that there are many possibilities for creative actions in ecopedagogical education, where different age groups in different spaces (classrooms, squares or streets) can think together about topics related to housing and ecology. All these research processes led to the creation of pedagogical materials and methods, which stimulated ecological literacy and the valorization of ethnobiodiversity. In this journey, it was possible to cooperate and disseminate sustainable techniques, in an academic and popular laboratory that united knowledge in thinking about the "house" and its geographic dimensions (philosophical, environmental and social), exercising collective thinking from scale models and games built and reflected in the COHAB housing study. The journey is a decolonial turn in the dwelling field, space that it is territory and place to educate.
Keywords: Educação ambiental
Habitação popular
Permacultura
Environmental education
Public housing
Permaculture
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ESTUDOS ANTRÓPICOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E SABERES CULTURAIS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Universitário de Castanhal
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 DVD
Appears in Collections:Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia - PPGEAA/Castanhal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_JornadaCentroCohab.pdf7,89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons