Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12789
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 10-Dec-2019
metadata.dc.creator: ARAÚJO, Tiago de Souza
metadata.dc.description.affiliation: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO FILHO, Manoel
Title: Design e avaliação de um jogo sério para reabilitação motora
Other Titles: Design and evaluation of a serious game for motor rehabilitation
Citation: ARAÚJO, Tiago de Souza. Design e avaliação de um jogo sério para reabilitação motora. Orientador: Manoel Ribeiro Filho. 2019. 57 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2019. Disponível em: . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A área de reabilitação fisioterapêutica visa sempre melhorar a qualidade de vida dos pacientes, porém o processo de tratamento fisioterapêutico pode ser considerado tedioso e cansativo. Considerando essa problemática, os Jogos Sérios se apresentam como ferramenta de auxilio no processo de recuperação de pacientes submetidos a tratamentos fisioterapêuticos, os quais utilizam a realidade virtual como elemento motivador no processo de recuperação do paciente. O presente trabalho apresenta o processo de design e avaliação de um jogo sério voltado para reabilitação motora o qual foi avaliado por profissionais e pacientes e apresentou resultados relevantes nos critérios de facilidade de aprendizagem, eficiência, nível de inconsistências, satisfação do usuário e facilidade de memorização através da utilização da System Usability Scale (SUS). Foi utilizado também o instrumento Serious Exergame Utility - Questionnaire (SEU-Q) para avaliação da percepção de utilidade do Jogo Sério proposto, o qual ajudou a identificar importantes aspectos relacionados aos benefícios do seu uso.
Abstract: The area of physical therapy rehabilitation always aims to improve the quality of life of patients, but the process of physical therapy treatment can be considered tedious and tiring. This problem, the Serious Games, shows how the aid tool in the patient recovery process is applied to physical therapists, who use virtual reality as a motivating element in the patient recovery process. This paper presents the design and evaluation process of a serious game aimed at motor rehabilitation or which has been evaluated by professionals and patients and shows relevant results in tests of ease of learning, efficiency, level of inconsistencies, user satisfaction and ease of memorization. through the use of the System Usability Scale (SUS). The Serious Examination Utility - Questionnaire (SEU-Q) instrument was also used to assess the perception of utility of the Serious Game, or which helped to identify important aspects related to the benefits of its use.
Keywords: Jogos sérios
realidade virtual
fisioterapia
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: COMPUTAÇÃO APLICADA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIA DE SOFTWARE
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Engenharia Elétrica (Doutorado) - PPGEE/ITEC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_DesignAvaliacaoJogo.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.