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Type: Dissertação
Issue Date: 30-Apr-2002
Authors: BLANDTT, Lucinaldo da Silva
First Advisor: SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de
Title: Trabalho infanto-juvenil no uso do manguezal e a educação fundamental
Other Titles: Child-labour in the exploitation of mangroves and basic education
Sponsor: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Citation: BLANDTT, Lucinaldo da Silva. Trabalho infanto-juvenil no uso do manguezal e a educação fundamental. 2002. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Agropecuário, Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar, Empresa de Pesquisa Agropecuária, Belém, 2002. Curso de Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável.
Resumo: O trabalho infantil não representa uma categoria importante para a formação da renda na área manguezal. Apenas a agricultura, o beneficiamento do caranguejo e a pesca comercial se configuram como atividades rentáveis para crianças em idade de seis a quatorze anos, pois se dedicam a atividades de trabalho voltadas para a subsistência familiar. As crianças são incentivadas pelos familiares ao trabalho a partir dos quatro anos de idade, porém, somente aos sete anos, para o trabalho dedicado aos meninos e aos cinco para o trabalho dedicado às meninas, é que o trabalho infantil vai assumir importância para a sobrevivência familiar. O recrutamento para o trabalho não acontece, até os quatorze anos, diretamente entre os agentes mercantis e as crianças. Quem lhes incube de participar do processo de exploração da força de trabalho são seus entes familiares. Para os adolescentes, o trabalho remunerado representa uma forma de recrutamento indispensável para o auto-sustento. Para 40% das crianças é um grande empecilho para os estudos, pois se ocupam em atividades sem remuneração, nos três horários, respectivamente de ensino do dia, dificultando a frequência à escola. Para crianças e adolescentes, em sua situação sócio-econômica e educacional, em que estão inseridos na área manguezal de Bragança, a participação, através da transdisciplinaridade, enquanto elemento efetivador da sustentabilidade, seria uma alternativa para se penetrar o ciclo de pobreza a qual estão condenados a participar e que sua família vem perpetuando de geração a geração.
Abstract: Work of 6 to 14 years old children is important for the survival of their families, however, it does not contribute to the monetary family income that based upon commercial fisheries, crab processing and agriculture. From an age of 4 years onwards children are encouraged to work by their parents. However, only 7 years old boys and 5 years old girls contribute significantly to the subsistence of their families. From an age of 14 years parents push their children to earn money by selling products to local agents. For teenagers remunerated work is indispensable for self support. 40% of the children between 7 and 14 years work instead of going to school which is a big obstacle for their education. The socio-economic and educational situation of children and teenagers living in the Bragança area may be improved by the process of participation and transdisciplinarity, as an effective sustainability element, as it may allow them to escape from the poverty cycle that their families are part of far generations.
Keywords: Trabalho do menor
Educação
Mangue
Exploração (Ecologia)
Bragança - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL DO MENOR
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Institution Acronym: UFPA
EMBRAPA
Department: Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares
Program: Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas
Appears in Collections:Dissertações em Agriculturas Amazônicas (Mestrado) - PPGAA/INEAF

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