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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 25-oct-2005
Autor(es): GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia
Primer Orientador: SILVA, Josenilda Maria Maués da
Título : Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no Curso de Pedagogia da UFPA
Otros títulos : Practical discursivas and teaching subjetivação: an analysis of the pedagogical speech on formation of professors in the course of pedagogia of the UFPA
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citación : GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia. Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no curso de pedagogia da UFPA. 2005. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Resumen: Dissertação que investiga e problematiza as práticas discursivas e os processos de constituição e subjetivação de sujeitos docentes envolvidos no discurso pedagógico sobre Formação de Professores no contexto do Movimento de Reestruturação Curricular do Curso de Pedagogia da UFPA, no período de 1992 a 2001. Parte das seguintes questões: Qual a proveniência do discurso pedagógico sobre formação de professores no interior do Movimento de Reestruturação Curricular do Curso de Pedagogia da Ufpa? Como este surge, para responder a que urgência histórica? Qual sua emergência? Que tipo docente, em particular, se deseja? Qual sua identidade? Que processos ou técnicas de subjetivação são postos em ação para a constituição desse particular sujeito docente? Quais técnicas de governança e práticas de si são postas em funcionamento para produzi-lo, fabricá-lo? O que se prescreve a esse docente, o que ele deve ser? Assume a pedagogia como poderosa tecnologia de subjetivação e produção de sujeitos docentes e para responder a tais questões toma a arqueogenealogia, bem como a análise enunciativa do acontecimento discursivo de perspectiva foucaultiana, como substrato e fio condutor teórico-metodológico e analítico. A análise se concentra em fontes documentais institucionais do referido movimento de reestruturação curricular e outros que se constituem como campo de presença, interrogando o discurso pedagógico, através de suas formas concretas de aparição, em sua materialidade, naquilo que produz, seus objetos discursivos, problematizando seu caráter produtivo de sujeitos. Como resultado, evidencia que a subjetividade docente no campo da pedagogia é continuamente produzida em uma cadeia entre práticas discursivas e não discursivas, e que dispositivos pedagógicos de produção de tais subjetividades, como o dispositivo de governamentalidade e o dispositivo de moralidade, se materializam em seus pressupostos teóricos, em suas proposições temáticas, prescrições didáticas, curriculares, avaliativas, enfim, em adjetivações e predicativos direcionados ao sujeito docente como objeto do discurso pedagógico.
Résumé: Dissertation qui recherche et problèmatizé les pratiques discoursifs et les processus de constitution et subjectivacion de sujets enseignant impliqués dans le discours pédagogique sur Formation d'Enseignants dans le contexte du Mouvement de Réorganisation Curriculaire du Cours de Pédagogie de l'UFPA, dans la période de 1992 à 2001. Partie des suivantes questions: Lequel la provenance du discours pédagogique sur formation d'enseignants à l'intérieur du Mouvement de Réorganisation Curriculaire du Cours de Pédagogie de l'Ufpa ? Comment celui-ci apparaît, pour derépondre à ce que urgence historique ? Lequel son émergence ? Quel type enseignant, en particulier, se désire ? Lequel son identité ? Quels processus ou techniques de subjectivacion sont mis dans action pour la constitution de ce particulier soumets à professeur ? Quelles techniques de gouvernement et pratiques de soi sont mises en fonctionnement pour produziz le, le fabriquer ? Ce que se prescrit ce professeur, ce que il doit être ? Il suppose la pédagogie comme puissante technologie de subjectivacion et production de sujets enseignants et pour derépondre à telles questions prend l'arqueo-généalogie, ainsi que l'analyse énonciative de l'événement discoursif de perspective foucaultiennes, je mange substrat et file conducteur théorique, metodològique et analytique. L'analyse se concentre des sources documentez institutionnelle dudit mouvement de réorganisation curriculaire et autres qui se constituent tandis camp de présence, interrogeant le discours pédagogique, à travers leurs formes concrètes d'apparition, dans sa matérialité, dans laquelle produit, leurs objets discoursifs, problématizant son caractère productif de sujets. Comme résultat, prouve que la subjectivité enseignante dans le champ de la pédagogie continuement est produite dans une chaîne entre des pratiques discoursifs et non discursifs, et que des dispositifs pédagogiques de production de tels subjectivités, comme le dispositif de governamentalité et le dispositif de moralité, se matérialisent dans leurs présuppositions théoriques, dans leurs propositions thématiques, prescriptions didactiques, curriculaires, évalueatifs, enfin, dans adjectivacions et prédicatifs dirigées au sujet enseignant je mange objet du discours pédagogique. Mots-clé: Pratique discoursifs. Techniques de subjectivacion.
Palabras clave : Filosofia
Educação
Formação de professores
Currículo
Universidade Federal do Pará
Curso de Pedagogia
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Prática discursiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

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