Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1738
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 25-Aug-2006
metadata.dc.creator: FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza
metadata.dc.description.affiliation: UEPA - Universidade do Estado do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
Title: Os componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: um estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior
Other Titles: The visual components in teaching and learning of reading in English: a study of semiotic aspects of discourse in computer manuals, in the context of higher education
Citation: FERNANDES, Edwiges Conceição de Souza. Os Componentes visuais no ensino-aprendizagem da leitura em inglês: estudo dos aspectos semiótico-discursivos em manuais de informática, no contexto do ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2006. Curso de Mestrado em Letras.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve por objetivo refletir sobre o ensino instrumental da leitura em inglês, através da utilização de componentes visuais para auxiliar leitores na construção do significado. Com pressupostos teóricos baseados principalmente em Swales (1990); Soares (1993); Bronckart (1999); Joly (2002); Santaella (1983, 2000); Magno e Silva (2002, 2004); e Field (2004), efetuamos um estudo descritivo das características semiótico-discursivas presentes em manuais de instalação de softwares com enfoque nos recursos visuais. Além disso, coletamos dados e descrevemos os procedimentos pedagógicos observados em uma turma de Inglês Instrumental do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, da Faculdade de Tecnologia da Amazônia (FAZ), em Belém. Nossa pesquisa-ação objetivou também investigar em que medida os componentes visuais podem influenciar o leitor nas suas escolhas de leitura; de que forma os componentes visuais podem ser utilizados em atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura para conduzir o leitor à compreensão do sentido do texto; e qual a importância dos componentes visuais na leitura de manuais de instalação de softwares. Os resultados da análise foram sucessivamente alterando a coleta seqüencial dos dados e mostraram que os componentes visuais são excelentes ferramentas que, quando bem utilizadas e associadas às palavras, podem incentivar e simplificar o processamento da leitura, especialmente num contexto em que os participantes não possuem pleno domínio lingüístico na língua-alvo.
Abstract: The purpose of this stucty was to reflect upon the teaching of English for Specific Purposes (ESP), focusing on reading, as well as to help readers with the construction of meaning through the use of visual components. Having our theoretical basis centered mainly on Swales (1990): Soares (1993): Bronckart (1999); Joly (2002); Santaella (1983, 2000); Magno e Silva (2002, 2004); and Field (2004), we carried out a descriptive study of the semiotic-discursive features of computer users manuals, focused on the use of images. Therefore, data was collected and pedagogical proceclures were described based on the observations taken in a group of undergraduate ESP students of the Computer Networks Course at Faculdade de Tecnologica da Amazônia (FAZ) a technological college in Belém. Our action-research also aimed at investigating to what extent the non-verbal elements can influence readers in their reading choices; how these elements can be used to lead readers to meaning durring all the phases of lhe reading process (pre/ while / post reading); and the importance of the visual components in the reading of softwares manuals. The data analysis results have shown that the visual components are excellent tools, when associated with words and used appropriately. Such procedures can incentive and ease the reading processing, especiailly in contexts in which lhe participants are not proficient enough in lhe target language.
Keywords: Língua inglesa
Leitura
Semiótica
Ensino
Componente visual
Manual - Instrução e estudo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ComponentesVisuaisEnsino.pdf4,65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons