Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1744
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 19-Dec-2007
metadata.dc.creator: LINO, Adriano Del Pino
metadata.dc.contributor.advisor1: FAVERO, Eloi Luiz
Title: LABSQL: laboratório de ensino de SQL
Other Titles: LABSQL: Teaching of SQL Laboratory
Citation: LINO, Adriano Del Pino. LABSQL: Laboratório de ensino de SQL. Elói Luiz Favero. 2007. 74 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1744. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma nova abordagem para avaliação automática de consultas SQL. Essa abordagem propõe uma solução para o desafio de estimular o aprendiz a aperfeiçoar a sua solução: buscando, além de uma resposta que retorna o resultado correto, uma consulta com complexidade próxima da solução ótima. Essa proposta pode ser utilizada em ambientes de educação a distancia ou na educação presencial em atividades de laboratório, incluindo as avaliações. A solução proposta tem como vantagens: (1) o aprendiz recebe um feedback instantâneo durante a atividade prática de programação, o qual permite ao aprendiz refatorar a sua solução em direção a uma solução ótima; (2) completa integração entre o ensino de conceitos de programação com exemplo de fragmentos de programas executáveis on-line; (3) monitoramento das atividades do aprendiz (quantos exemplos foram executados; em cada exercício quantas tentativas de execução foram feitas, etc). Este trabalho é um primeiro passo na direção de construção de um ambiente totalmente assistido (por exemplo com avaliação automática) para ensino da linguagem de programação SQL, onde o professor é liberado do árduo trabalho de correção de comandos SQL podendo realizar tarefas pedagógicas mais relevantes. O método, fundamentado em estatística e métricas da Engenharia de Software, pode ser adaptado para outras linguagens tais como Java e Pascal. Além disso, o LabSQL serve com um laboratório para experimentação de duas novas técnicas, uma de avaliação e outra de acompanhamento, que estão sendo pesquisadas em trabalhos em paralelos: (a) avaliação automática de questões conceituais discursivas, além de permitir as tradicionais perguntas objetivas, (b) método de acompanhamento através de montagem de uma rubrica de avaliação.
Abstract: This work presents a new approach for automatic evaluation of SQL queries. This approach proposes a solution for a challenge to stimulate the student to improve his/her solution: searching, besides an answer that returns a correct result, a query with a complexity next to the optimum solution. This proposal can be used in e-learning environments or in presential education in laboratory activities, including the evaluations. The proposed solution has as advantages: (1) the student receives an instantaneous feedback during a practice programming activity, which allows the student to refactorize his/her solution in direction to a optimum solution; (2) complete integration between the programming concepts teaching with examples of fragments of on-line executable programs; (3) monitoring of students activities (how many examples were executed; in each exercise how many execution attempts were done, etc). This work is the first pass in direction to the construction of an environment, totally attended (for example with automatic evaluation) for teaching of SQL programming language, where the instructor is free of the hard work to correct SQL commands, being able to do more relevant pedagogic tasks. The method, based on statistics and Software Engineering metrics, can be adapted for other languages, such as Java and Pascal. In addition, the LabSQL serves as a laboratory for experimentation of two news techniques, one of evaluation and other of accompaniments that are being searched in several works at the same time: (a) automatic evaluation of discursive conceptual questions, besides to allow the traditional objective questions, (b) method of accompaniment through a montage of evaluation rubrics.
Keywords: SQL (Linguagem de programação de computador)
Avaliação automática
Métricas
Engenharia de software
Regressão linear
SQL
Automatic evaluation
Metrics
Software engineering
Linear regression
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_LABSQLLaboratorioEnsino.pdf2,51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons