Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSILVA, Sueli Pinheiro da-
dc.date.accessioned2011-03-23T21:19:22Z-
dc.date.available2011-03-23T21:19:22Z-
dc.date.issued2007-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Sueli Pinheiro da. Leitura e formação docente nas vozes de futuros professores. 2007. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Letras.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1747-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLeitura-
dc.subjectLinguística aplicada-
dc.subjectFormação de professores-
dc.subjectBelém - PA-
dc.subjectPará - Estado-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.titleLeitura e formação docente nas vozes de futuros professores-
dc.title.alternativeLecture et la formation des enseignants dans les voix des futurs enseignants-
dc.typeDissertação-
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA-
dc.contributor.advisor1SANTOS, Sandoval Nonato Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5698604960460153-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3385715982293294-
dc.description.resumoEste trabalho busca investigar o modo como a pesquisa acadêmica vem discutindo futuros professores acerca de sua formação leitora e acadêmica. Os sujeitos da pesquisa são alunos majoritariamente concluintes do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de Formação de Professores para o Pré-escolar e 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental (atualmente correspondente ao de Pedagogia), da Universidade Estadual do Pará (UEPA). O corpus se constitui em um conjunto de trinta relatos, gerados por meio de entrevistas semi-estruturadas em torno de determinados temas que serviram de parâmetro para a análise dados. Do ponto de vista teórico-disciplinar, o estudo inscreve-se na esteira de estudos em Lingüística Aplicada, especialmente naqueles que se ocupam da problemática do letramento e da formação docente. Já do ponto de vista metodológico, a análise empreendida pressupõe ser possível detectar nos relatos dos alunos – naquilo que dizem e no modo com que esse dizer é formulado – indícios de suas percepções sobre o tema em questão no estudo – a relação entre leitura e formação docente considerando essa relação no domínio das licenciaturas, na área das humanidades, em duas instituições públicas de ensino superior. Tais indícios relacionam-se não apenas ao papel da leitura na sua formação, mas a outros tantos aspectos relacionados às finalidades da escola; à dimensão teórica e prática da formação acadêmica; aos suportes e gêneros textuais em que constituem as suas práticas de leitura dentro e fora da universidade; e as suas expectativas quanto à prática profissional para que foram formados. A análise dos dados nos permitiu traçar os contornos de um perfil situado de um profissional em estágio final de formação acadêmica, no que se refere tanto a seu processo de letramento, ou seja, a sua constituição como leitor, quanto a sua formação como formador de leitores. Na perspectiva dos estudos aplicados, esses resultados podem subsidiar a reflexão sobre as políticas públicas de formação acadêmica e de formação continuada do professor.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.description.resumeCe travail cherche à enquêter les perceptions de futurs enseignants concernant sa formation lectrice et académique. Les sujets de la recherche sont surtout des élèves finissant la Licence en Lettres de l'Université Fédérale du Pará (UFPA) et le cours de Formation d'Enseignants pour le Pré-scolaire de la 1ère à la 4ème année de lEnseignement Fondamental (actuellement correspondant au cours de Pédagogie), de l'Université de l'Etat du Pará (UEPA). Le corpus constitue un ensemble de trente récits, produits à partir des enterviews sémi-structurées autour de certains sujets qui ont servi de paramètre pour l'analyse des données. Du point de vue théorique-disciplinaire, l'étude s'inscrit sur le domaine des études en Linguistique Appliquée, spécialement sur ceux qui s'occupent de la problématique du letramento et de la formation denseignant. En ce qui concerne la méthodologie, l'analyse entreprise estime quil est possible de détecter dans les récits des élèves - dans ce quils disent et dans la manière dont ce dire est formulé des indications de leurs perceptions sur le sujet concerné dans l'étude - la relation entre lecture et formation enseignante prenant en compte cette relation dans le domaine des Licences, dans le secteur des humanités, dans deux institutions publiques d'enseignement supérieur. Ces indications se rapportent non seulement au rôle de la lecture dans leur formation, mais à autres aspects rapportés aux finalités de l'école; à la dimension théorique et pratique de la formation académique; aux supports et aux types textuels constituant leurs pratiques de lecture à l'intérieur et à l'extérieur de l'université; et leurs attentes par rapport à la pratique professionnelle pour laquelle ils ont été formés. L'analyse des données nous a permis de tracer les contours d'un profil situé d'un professionnel en stage final de formation académique, dans laquelle il se rapporte en même temps à son processus de letramento, c'est-à-dire, sa constitution comme lecteur et à sa formation comme formateur de lecteurs. Dans la perspective des études appliquées, ces résultats peuvent subventionner la réflexion sur les politiques publiques de formation académique et de formation continue de l'enseignant.pt_BR
dc.description.affiliationUEPA - Universidade do Estado do Parápt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_LeituraFormacaoDocente.pdf533,29 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons