Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1761
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 1-Apr-2004
Authors: ALVES, Osvando dos Santos
First Advisor: GONÇALVES, Tadeu Oliver
Title: Saberes produzidos na ação de ensinar matemática na EJA: contribuições para o debate sobre a formação inicial de educadores matemáticos na UFPA
Other Titles: To know produced in the action to teach mathematics in the EJA: contributions for the debate on the initial formation of mathematical educators in the UFPA
Citation: ALVES, Osvando dos Santos. Saberes produzidos na ação de ensinar matemática na EJA: contribuições para o debate sobre a formação inicial de educadores matemáticos na UFPA. 2004. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumo: Os professores, no exercício de sua ação docente, reelaboram,adaptam, retraduzem os conhecimentos diversos recebidos ao longo de sua formação inicial e ambiental por meio do pensar sobre suas próprias experiências. Esta gama de saberes gerados a partir da ação de ensinar, em nosso caso específico, matemática, são edificadores das bases de sua identidade profissional. Para o ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, os saberes dos professores adquirem certa especificidade, devido às peculiaridades do público. Tais peculiaridades exigem que o mesmo passe por uma reeducação que se dá, em grande parte dos casos, na prática, mediante a reflexão. A pesquisa de tema Saberes produzidos na ação de ensinar matemática na EJA: contribuições para o debate sobre a formação inicial de professores de matemática na UFPA, objetivou de modo geral, a partir das falas dos professores e estagiários de matemática da EJA, evidenciar os saberes produzidos na dinâmica do ensinar matemática pra este público, nas relações entre professores e alunos, professores e conteúdos de sua formação inicial e entre professores e professores. È o professor em ação e o estagiário concluinte lançando um olhar crítico sobre suas próprias formações e práticas, promovendo um diálogo entre ambas e apontando diretrizes para uma formação inicial que contemple estas especificidades. Para a coleta de dados utilizamoas como instrumento as entrevistas semi-estruturadas com professores e estagiários. Evidenciamos saberes práticos quanto ao currículo de matemática da EJA, quanto aos estudantes da EJA, quanto à especificidades da vida adulta, quanto à contextualização dos conteúdos matemáticos, entre outros. O caráter formativo das rflexões, expresso pelas falas elaboradas pelos professores e estagiários ao responderem as perguntas da entrevista, demonstra que estes saberes são latentes, potenciais, e que precisam ser evidenciados, trazidos à discussão e valorizados.
Abstract: Throughout their teaching experience, teachers reelaborate, adapt and transmit the vast knowledge received along their initial educational process by the reflection of their own experience. This wide range of knowledge started from the teaching process, here Mathematics, becomes the basis of their professional identity. Due to the peculiarities of the Math students in the YAE (Young and Adults Education), this knowledge becomes specific too. Such peculiarities demands a reeducation, which, in most cases happens through a reflection. This research (named: Knowledge generated after the Math teaching experience in the EJA: contributions for the discussion over the graduation of Math teachers in UFPA.) aims to highlight the knowledge produced by the teaching experience process from what was said by Math teachers and trainees from YAE in the relations teachers x students, teachers x graduating contents and teachers x teachers. This is a critical look of teachers and senior trainees? own educational background and field experience, promoting an understanding, indicating guidelines for a graduation which can observe these peculiarities. For data collecting the instrument used were the controlled interview with teachers and trainees. The field experience knowledge regarding the curriculum, the students of the YAE, peculiarities of their adult life and the contextualization of the Math contents among others were highlighted. The characteristic of the reflections expressed by the teachers and trainees when speaking during the interview show that this knowledge is unnoticedly present and also that it needs to be highlighted, to have special attention and brought to discussion.
Keywords: Professores
Matemática
Prática de ensino
Jovens
Educação de adulto
Programa Educação de Jovens e Adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Educação Matemática e Científica
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_SaberesMatematicaEJA.pdf723.32 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons