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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 1-Jul-2008
metadata.dc.creator: DUARTE, Antonio Valdir Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, Laura Maria Silva Araújo
Title: Memórias (in)visíveis: narrativas de velhos sobre suas infâncias em Belém do Pará (1900 - 1950)
Other Titles: Memories (in) visible: narratives of old on its infancies in Belém of Pará (1900 - 1950)
Citation: DUARTE, Antonio Valdir Monteiro. Memórias (in)visíveis: narrativas de velhos sobre suas infâncias em Belém do Pará (1900-1950). 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa investiga a infância na cidade de Belém do Pará, na primeira metade do século passado (1900 1950). A intenção é entender a realidade de crianças que viveram em uma época marcada por grandes transformações em nível econômico, político, social e cultural. A cidade de Belém vive, à época, um dos momentos mais prósperos de sua história, devido à grande produção da borracha que representava, até o final do século XIX, um dos maiores produtos de comercialização e exportação do país.Desta forma, o estudo procurou entender o contexto histórico, especialmente, na primeira metade do século XX. O apogeu da borracha levou a cidade a um surpreendente desenvolvimento, chegando a ser comparada às grandes cidades da Europa. Porém, todo o projeto modernizador executado na cidade traz conseqüências e contradições, que agravados pelo declínio da economia da borracha favoreceu, consideravelmente, as diferenças entre a elite emergente, que usufrui de todas as regalias oferecidas na cidade, e a classe menos favorecida que é colocada à margem de todo o processo. Dentro de todo esse cenário, encontra-se a criança que começa a ser vista como sujeito de direitos, no entanto, pouco se faz para que seus direitos sejam garantidos. Para entender a infância nesse período foram utilizadas narrativas de velhos que foram selecionados de acordo com os seguintes critérios: ter idade a partir de 80 anos; ter vivido a infância na cidade de Belém; ter condições físicas e psicológicas para lembrar e narrar sua infância. As narrativas foram determinantes para entender, por exemplo, aspectos da composição familiar que, naquele momento, eram marcados pelo respeito, pela obediência e, sobretudo, pela imposição; a relação da criança com o espaço público; a chegada da criança à escola para estudar, mesmo com todas as dificuldades impostas por um sistema que se encontrava em formação; as alternativas de lazer encontradas pelas crianças; as políticas de assistência à criança desamparada; entre outros. Além de autores que discutem e realizam pesquisa no âmbito da história oral como: Thompson, Alberti, Bosi, Vidal, dialogamos com outros da área da infância como: Kramer, Tozoni-Reis, Demartini, Rizzini, Ariès, e, também na área da historiografia e história da Amazônia como: Sarges, Figueiredo, Salles, Mendes, entre outros. Finalmente, a pesquisa privilegiou as narrativas que, em constante diálogo com os referenciais teóricos, foram o fio condutor da construção da história da infância na cidade de Belém.
Abstract: This research looks into the infancy in the city of Belém of Pará state, in the first half of the last century (1900 1950). The intention is to understand the reality of the children who lived in an epoch full of great transformations in the economic, political, social and cultural levels. The city of Belém lived, at that time, one of the most prosperous moments of its history, due to the large rubber production, which posed, until the end of the XIX century, as one of the most commercialized and exported products of the country. This way, the study aimed at understanding the historical context, especially, in the first half of the XX century. The rubber apogee led the city to a surprising development, being even compared to the big European cities. However, all the modernizing project carried out in the city brought consequences and contradictions, which were made worse by the decreasing of the rubber economy, contributing considerably to the differences between the emerging elite, which made use of all the services offered in the city, and the less favored class, that was kept aside of all the process. In this scenario, we meet the child who started to be seen as a subject of rights. Nevertheless, little was done to guarantee that those rights would be respected. In order to understand the infancy in this period, narratives were taken from the elderly ones who were selected accordingly to the following criteria: They should be aged from 80 yrs. Old, have lived their childhood in the city of Belém, have both physical and psychological conditions to remember and narrate their infancies. The narratives were decisive to understand, for example, aspects of the familiar composition that, at the time, were characterized by respect, obedience and, above all, by the imposition; the relationship of the child with the public space; the arrival of the child to the school to study, despite the difficulties imposed by a under formation system; the alternatives of leisure found by the child, the politics of assistance to the abandoned child; among others. Besides authors who discuss and carry out research upon the oral history such as Thompson, Alberti, Bosi, Vidal, we dialog with others from the area of the infancy such as Kramer, Tozoni-Reis, Demartini, Rizzini, Arriés, and, also in the area of historiography and Amazon history such as Sarges, Figueiredo, Salles, Mendes, among others. Finally, the research preferred narratives which, in constant dialog with the theoretical references, were the lead thread of the construction of the history of the infancy in the city of Belém.
Keywords: História oral (Pesquisa social)
Memória (Psicologia)
Crianças
Aspecto social
Currículo
Autobiografia
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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