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dc.creatorCARVALHO, Ana Maria de-
dc.date.accessioned2011-03-30T13:00:10Z-
dc.date.available2011-03-30T13:00:10Z-
dc.date.issued2010-03-16-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Maria de. Literatura de cordel: entre versos e rimas sotádicos e sacânicos. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2057-
dc.description.abstractIn general, the thematic classifications of Cordel attend educational purposes, arranged in groups which can be thematic or structure based. During the research I found thematic classifications about: religion, banditry, love etc. In the work of Alves Sobrinho (2003), among the issues cited by him, I highlight the issue of depravity, defined as that which is obscene and immoral. That same theme is called sotadic by Salles (2003), that is, productions whose contents do not follow the rules of morals and morality. This type of Cordel reached its culmination in the 50s, in the Northeast of Brazil. Currently, in the state of Para, one of its representatives is the poet Antonio Juraci Siqueira. This study aims to analyze this type of Cordel and read them as a cultural text, which is able to say something more than dirtiness. Thus, it is important to mention the relationship between laughter and sexuality which arises from the sotadic theme. The discussion will present the theoretical assumptions based on Bergson (2007), Foucault (1977), Propp (1992), Idelette Muzart-Fonseca dos Santos (2006).en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectComédiapt_BR
dc.subjectSexo na literaturapt_BR
dc.titleLiteratura de cordel: entre versos e rimas sotádicos e sacânicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA-
dc.contributor.advisor1FERNANDES, José Guilherme dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7023812449790431-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4025441354081906-
dc.description.resumoEm geral, as classificações temáticas dos cordéis são para fins didáticos, distribuindo-se em blocos que podem ser temáticos ou baseados na sua estrutura. Ao pesquisar sobre elas encontrei classificações temáticas sobre: religião, cangaço, amor etc. Na obra de Alves Sobrinho (2003) dentre as temáticas citadas por ele, chamo atenção para a temática da depravação, definida como aquela que trata de assuntos obscenos e imorais. Essa mesma temática é denominada por Sal/es (2003) de sotádica, ou seja, produções que apresentam um conteúdo que foge à regra da moral e dos bons costumes. Esse tipo de cordel teve seu auge na década de 50, no Nordeste e atualmente no Pará um dos seus representantes é o poeta Antonio Juraci Siqueira. O objetivo desse trabalho é analisar esses cordéis e lê-Ios como um texto cultural, capaz de dizer algo além da sacanagem. Assim, é importante comentar a relação que há entre riso e sexualidade a partir da temática sotádica. A discussão apresentará os pressupostos teóricos baseados em Bergson (2007), Foucault (1977), Propp (1992), Idelette Muzart-Fonseca dos Santos (2006).pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

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