Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2116
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 25-Mar-2009
metadata.dc.creator: GOMES, Elaine Ribeiro
metadata.dc.description.affiliation: SEMEC/PA - Secretaria Municipal de Educação
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, Laura Maria Silva Araújo
Title: Professoras da educação infantil de Belém do Pará: histórias de leitoras
Citation: GOMES, Elaine Ribeiro. Professoras da educação infantil de Belém do Pará: histórias de leitoras. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa currículo e formação de professores e intencionou investigar as práticas de leitura das professoras da educação infantil da Rede Pública Municipal de Belém. A discussão sobre a leitura baseou-se, principalmente, em: Kleiman, Silva, Lerner, Barbosa, Zilberman, Freire e Lajolo que compreendem a leitura como uma atividade de construção de sentidos, em uma relação dinâmica entre texto e leitor, uma prática sócio-interacionista, sócio-cultural ou sócio-histórica. No âmbito das práticas de leitura, serviu de referência Roger Chartier que aborda as práticas de leitura como um processo de construção, desenvolvida por leitores autênticos em situações concretas, através de processos diversificados em relação ao ato de ler. Esta é uma pesquisa quanti-qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo, que utilizou como instrumentos para a produção dos dados o questionário e as narrativas das professoras. As narrativas foram escolhidas como caminho teórico-metodológico de investigação, com base em autores como Walter Benjamin, Larrosa, Thompson, Bossi, Delgado, entre outros. O ambiente social desta investigação foram quatro Unidades de Educação Infantil do Município de Belém, que atendem crianças de 6 meses a 5 anos de idade em horário integral e parcial. Contou com a participação de vinte e sete professoras, na primeira fase e com dezenove professoras, na segunda fase. A análise foi estruturada de acordo com o contexto das práticas de leitura, o familiar, o escolar, o profissional e o contexto atual. Os resultados principais apontam que 59% das professoras tiveram o seu primeiro contato com a leitura em casa; 44% responsabiliza os pais por essa inserção; 37% afirma que a sua experiência de leitura na escola foi boa; 14% confirma que o livro didático é o suporte mais lido e utilizado; 16% lê com o propósito de preparar aulas; 74% gosta de ler; 40% pratica a leitura frequentemente; 40% se denomina boa leitora; 44,4% dedica menos de duas horas por dia à leitura e 81,5% realiza essa prática em casa. Portanto, as professoras mantêm uma relação com a leitura diferenciada e singular, utilizam-na para atender as suas necessidades pessoais e profissionais. As práticas de leitura das professoras se constituem em diferentes situações, em diversos contextos e maneiras de ler.
Abstract: The present work is tied with the research line resume and formation of professors and intended to investigate the practical ones of reading of the teachers of the infantile education of the Municipal Public of the City of Belém. The argument on the reading was based, mainly, in: Kleiman, Silva, Lerner, Barbosa, Zilberman, Freire and Lajolo that understand the reading as an activity of construction of directions, in a dynamic relation between text and reader, one practical partner-interaction, partner-cultural or partner-historical. In the scope of the practical ones of reading, it served of reference Roger Chartier that approaches the practical ones of reading as a process of construction, developed for authentic readers in concrete situations, through processes diversified in relation to the act to read. This is a amount-qualitative research, of descriptive and interpretative matrix, that it used as instruments for the production of the data the questionnaire and the narratives of the teachers. The narratives had been chosen as way inquiry theoretician-method, on the basis of authors as Walter Benjamin, Larrosa, Thompson, Bossi, Delgado, among others. The social environment of this inquiry had been four Units of Infantile Education of the City of Belém, that take care of to children of 6 months the 5 years of age in full time and part-time. It counted on the participation of twenty and seven teachers, in the first phase and with nineteen teachers, in the second phase. The analysis was structuralized in accordance with the context of the practical ones of reading, the familiar one, the pertaining to school, the professional and the current context. The main results point that: 59% of the teachers had its first contact with the reading in house; 44% made responsible the parents for this insertion; 37% affirmed that its experience of reading in the school was good; 14% confirmed that the didactic book is the read and used support more; 16% of the teachers reads with the intention to prepare lessons; 74% of the teachers had affirmed that they like to read; 40% carried through this practical frequent; 40% of the teachers if had called as good readers; 44.4% dedicated less than two hours per day to the reading and 81.5% carried through this practical in house. Therefore, the teachers keep a relation with the reading differentiated and singular, being used to take care of its personal and professional necessities. The practical ones of reading of the teachers if constitute in different situations, in diverse contexts and ways to read.
Keywords: Livro
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Currículo
Professores
Educação pré-escolar
Interesses na leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ProfessorasEducacaoInfantil.pdf1,42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons