Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2161
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Jun-2001
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Marinalva Silva
TOURINHO, Emmanuel Zagury
Title: Desempenho de crianças do ensino fundamental na solução de problemas aritméticos
Citation: OLIVEIRA, Marinalva S.; TOURINHO, Emmanuel Z. Desempenho de crianças do ensino fundamental na solução de problemas aritméticos. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 6, n. 1, p. 63-74, jun. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v6n1/5333.pdf> Acesso em: 10 dez. 2010. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100007>.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo buscou comparar o desempenho de alunos da primeira série do ensino fundamental (Grupos 1F e 1IN) e alunos da segunda série do ensino fundamental (Grupos 2F e 2IN), testados no início (IN) ou final do ano letivo (F), na solução de problemas matemáticos. Trinta e oito alunos divididos em 4 grupos foram submetidos ao mesmo procedimento, que consistia da apresentação oral de problemas matemáticos. Após cada resposta, o aluno era questionado sobre a forma de solução. Os dados foram analisados quanto ao índice de acertos e às estratégias empregadas. Os acertos e o uso da escrita foram maiores no Grupo 2F e menores no Grupo 1IN. Os grupos 2F e 1F apresentaram uso mais freqüente de algoritmos. Os resultados também indicam melhor desempenho do Grupo 1F em relação ao Grupo 2IN, sugerindo que a história de freqüência recente à escola favorece o desempenho dos alunos.
Abstract: Performance of children of the elementary school in arithmetics problems solving This study compared the performance of students of the first year of the elementary school (groups 1F and 1IN) and students of the second year of elementary school (groups 2F and 2IN), tested at the beginning (IN) or at the end of the school year (F), in mathematical problems solving. Thirty eight participants divided into 4 groups were submitted to the same procedure, that consisted in mathematical problems oral presentation. After each answer the participants were asked about form of solution. Data was analysed related to the amount of correct answers and the strategies employed. Correct answers and the use of writing were more frequent in Group 2F and less frequent in Group 1IN. Groups 2F and 1F showed a more frequent use of algorithms. Results also show a better performance of Group 1F related to Group 2IN, suggesting that the history of recent frequency to school favours the performance of the participants.
Keywords: Algoritmos
Desempenho matemático
Ensino fundamental
Crianças
ISSN: 1413-294X
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - FAPSI/IFCH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_DesempenhoCriancasEnsino.pdf74,05 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons