Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2166
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Dec-2010
metadata.dc.creator: DELAGE, Paulo Elias Gotardelo Audebert
GALVÃO, Olavo de Faria
Title: Generalidade da aprendizagem em situações de uso de ferramentas por um macaco-prego, Cebus Apella
Other Titles: Generality of learning in situations involving tool use by a capuchin monkey
Citation: DELAGE, Paulo Elias Gotardelo Audebert; GALVÃO, Olavo de Faria. Generalidade da aprendizagem em situações de uso de ferramentas por um macaco-prego, Cebus Apella. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 26, n. 4, p. 687-694, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n4/12.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400012>.
metadata.dc.description.resumo: Estudos sobre o uso de ferramentas em primatas do gênero Cebus divergem sobre se esta habilidade seria do tipo associativa ou "por compreensão". Estudos mostraram que o uso de ferramentas aprendido em um contexto pode se transferir para outros contextos, indicando que algo além da aprendizagem "estímulo-e-resposta" estaria envolvido. Neste estudo um macaco-prego foi exposto a duas situações problema, uma em que o animal precisava encaixar duas varetas para alcançar um pedaço de alimento e outra em que o animal precisava encaixar outro modelo de varetas para golpear um equipamento. Os resultados mostraram que a resolução do primeiro problema facilitou a resolução do segundo, indicando que em novas situações respostas anteriormente bem sucedidas se tornam mais prováveis.
Abstract: Studies with respect to tool use by Cebidae diverge on the question whether this ability is of an associative type, or if an understanding of the function of tools is involved. Studies showed that abilities of tool use learned in one context may transfer to other contexts, indicating that more than "stimulus-response learning" is involved. In this study, a capuchin monkey was exposed to two problem-solving situations, one where two sticks needed to be fit to reach a piece of food and another where the animal needed to fit a different model of sticks to hit an equipment. The results showed that solving the first problem facilitated the solution of the second, indicating that responses which were successful in solving previous problems are more probable to occur in new situations.
Keywords: Aprendizagem
Teste de equivalência
Uso de ferramentas
Cebus apella
Comportamento animal
Macaco-prego
ISSN: 0102-3772
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_GeneralidadeAprendizagemSituacoes.pdf2,33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons