Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI Collection home page

O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 187
Issue DateTitleAuthor(s)
2012-04-04Educação matemática no curso pedagogia das águas: reflexões dos professores em formaçãoSOUZA FILHO, Erasmo Borges de; http://lattes.cnpq.br/5387951750537371; https://orcid.org/0000-0002-4092-7973
2015-09-30O enfoque C-T-S na pedagogia da alternância o saber escolar e a prática cotidiana quilombola na Casa Familiar Rural de Jambuaçú - Moju - ParáBRITO, Licurgo Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/5100592138044970
2015-01-20Abordagem CTS no ensino de astronomia: formação de professores mediada pela situação problema “Centro de Lançamento de Alcântra”FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468
2015-10-23Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdoSILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; http://lattes.cnpq.br/3588315106445865
2014-05-05A noção de variável de alunos do ensino fundamentalQUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176
2015-11-03Educar pela pesquisa: as percepções de alunos de graduação sobre as temáticas energia e sustentabilidade em um curso de extensãoMALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468
2013-12-12Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, AngolaGONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513
2014-10-23Abordagem CTS por meio de tema: consumo doméstico de energia elétricaALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687
2014-02-03O uso de analogias e a aprendizagem baseada em problemas: análise dos discursos docente e discente em um curso de fériasMALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729
2014-05-17Tarefas intermediárias: um modelo epistemológico de referência para o ensino da fraçõesGUERRA, Renato Borges; http://lattes.cnpq.br/3199659904537033
2014-05-29Fração e sua representação como medida de comprimento: uma experiência de ensino-aprendizagem no contexto de um laboratório de educação matemáticaCABRAL, Natanael Freitas; http://lattes.cnpq.br/7333636064244278
2013-05-20Um estudo sobre as implicações dos obstáculos epistemológicos de limite de função em seu ensino e aprendizagemMENDES, Maria José de Freitas; http://lattes.cnpq.br/4608940740054670
2013-09-10Aprendizagem baseada em problemas e o raciocínio hipotético-dedutivo no ensino de ciências: análise do padrão de raciocínio de Lawson em um curso de férias em Castanhal (PA)MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729
2013-08-14Modelagem com etnomatemática: uma situação a-didática para o ensinoESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/5870609258842071
2014-02-08Contribuições da prática (in)formada por evidências para a formação do professor de matemática: uma análise das ações dos professores a partir das suas próprias práticasGONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668
2015-08-28Uma visão do ensino de matemática na escola de aplicação da UFPA nas décadas de 1970 e 1980 a partir das narrativas de seus professoresMENDES, Maria José de Freitas; http://lattes.cnpq.br/4608940740054670
2014-02-12Problemas matemáticos da antiguidade como estratégia para o ensino de matemática na educação básicaQUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176
2015-04-09A escolha do tema em livros de modelagem matemáticaSOUZA, Elizabeth Gomes; http://lattes.cnpq.br/6420273024357999
2015-10-02Práticas pedagógicas de professores formadores e abordagem CTS: o ensino de ciências rumo a novas percepções neste século XXICONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749
2013-09-19O papel das escolas agrícolas na introdução da racionalidade científica no Pará (1860-1912).ALVES, José Jerônimo de Alencar; http://lattes.cnpq.br/9586790409626243
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 187