Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2459
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 5-oct-2005
Autor(es): TEODORO, Elinilze Guedes
Primer Orientador: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima
Título : Escolhas profissionais de adolescentes em carreiras técnicas no Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Citación : TEODORO, Elinilze Guedes. Escolhas profissionais de adolescentes em carreiras técnicas no Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará. 2005. 142 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo estudar como alunos adolescentes do CEFET-PA escolhem carreiras técnicas, e qual a participação da instituição nesse processo. Trata-se de um estudo qualitativo sobre a importância do papel das escolhas profissionais na constituição da identidade profissional e da vida adulta produtiva, que utiliza como referência teórico-metodológica as idéias de autonomia presentes nas elaborações de Seve (1989) sobre subjetividade humana e os entendimentos de Ferretti (1988) sobre os processos de escolha. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado e aplicado a seis alunos de cursos técnicos concomitantes. O tratamento dos dados deu-se pela análise de conteúdo. O resultado foi a identificação de três categorias emergentes em seus discursos: os determinantes da escolha, a profissão e a escola, elementos com os quais as trajetórias de escolha dos alunos foram reconstruídas, indicando sua dimensão histórico-social e revelando entendimentos do papel institucional sobre tais trajetórias.
Resumen : In view of the importance of the professional choices’ meaning on the professional identity’s formation and of a productive adult life, this study intends to know how the teenagers pupils of CEFET-PA make their choices about tecnic careers and how the institution take part in those process of choice. It is a qualitative study, where the ideas of autonomy are included being used as a theoretic-methodological reference from Seve’s (1989) elaborations about human subjectivity and understandings of Ferretti (1988) about choices procedures. The information were collected from interviews with a half structured program and applied to six pupils of tecnic courses at the same time. The treatment of that information was maddening using analysis of containing. The result was the identifications of three categories raised from their discussion: things that determine their choices, work and school. Trough it all the way of choice of that pupils were reconstructed denoting their historic and social dimension and revealing understandings of the institutional function about those trajectories.
Palabras clave : Adolescentes
Amazônia brasileira
Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnogia Estado do Pará
Orientação profissional
Escolha profissional
Pará - Estado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO VOCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_EscolhasProfissionaisAdolescentes.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons