Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/3092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPANTOJA, Lígia Françoise Lemos-
dc.date.accessioned2012-10-25T17:35:37Z-
dc.date.available2012-10-25T17:35:37Z-
dc.date.issued2008-06-13-
dc.identifier.citationPANTOJA, Lígia Françoise Lemos. A conversão de registros de representações semióticas no estudo de sistemas de equações algébricas lineares. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3092-
dc.description.abstractThis work is the proposal of a didactic streak to the teaching of Linear Systems of Algebraic Equations in which sought to establish a connection between the method of substitution and the method of stages through the conversion of records of representation. The aim of the proposal was to check whether the students can complete the connection between the two methods developing the conversion of the method of substitution in the method of characterizing staggering thus, the learning of the subject studied math, according to records of representation theory of semiotics Raimund Duval. The research was conducted with middle school students in a school of public state of the city of Belem and the results pointed to the establishment of a connection between the two methods employed in the process of resolution of systems.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectSistema linearpt_BR
dc.subjectEquação algébricapt_BR
dc.subjectMétodo da substituiçãopt_BR
dc.subjectMétodo do escalonamentopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleA conversão de registros de representações semióticas no estudo de sistemas de equações algébricas linearespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA-
dc.contributor.advisor1GUERRA, Renato Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940056668274861-
dc.description.resumoEste trabalho consiste na proposta de uma sequencia didática para o ensino de Sistemas de Equações Algébricas Lineares na qual estabelecemos uma conexão entre o Método da Substituição e o buscando a conversão de registros de representação. O objetivo da proposta foi verificar se os alunos conseguem realizar a conexão entre os dois métodos desenvolvendo a conversão do método da substituição no Método do escalonamento caracterizando assim, o aprendizado do objeto matemático estudado, segundo a teoria de registros de representação semiótica de Raimund Duval. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio em uma escola da rede pública estadual da cidade de Belém e os resultados apontaram para o estabelecimento de uma conexão entre os dois métodos empregados no processo de resolução de sistemas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ConversaoRegistrosRepresentacoes.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons