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dc.creatorOLIVEIRA, Cássia Araújo-
dc.date.accessioned2013-04-05T16:34:54Z-
dc.date.available2013-04-05T16:34:54Z-
dc.date.issued2013-02-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cássia Araújo. O ensino da filosofia como criação de conceitos. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3641-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the challenges and contributions of the notion of creating concepts in the thought of Gilles Deleuze's philosophy for teaching. Here the teaching of philosophy in Brazil as a historical and political problem, based on the assumptions that the instability inclusion and exclusion of this teaching was the result of the interests of social order. With the recent inclusion of philosophy in curriculum of teaching in schools of basic education that discussion became philosophical community concern by knowing which way the teaching of philosophy can be considered an element of difference in education. In this sense, we try to show another way of conceiving the teaching of philosophy, which is the proposal of philosophy as the creation of concepts of philosophy Deleuzian building a dialogue with the teaching of philosophy. We note that is a major challenge for teachers of philosophy, build experience creating concepts in the classroom, this means making the horizon of repeating an act of creation. However, we believe that this challenge will allow us to think about the problems of the present moment and make him the realization of something new for the education and teaching of philosophy. Think the teaching of philosophy as the creation of concepts is to make the content, curriculum and teaching movement of construction and deconstruction, and only this direction we can build a new student, a new classroom, a new teacher and therefore a new education.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectCriação de conceitospt_BR
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.subjectBrasil - Paíspt_BR
dc.titleO ensino da filosofia como criação de conceitospt_BR
dc.typeDissertação-
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO-
dc.contributor.advisor1SEIBT, Cezar Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7464213317216078-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2503228234568455-
dc.description.resumoA presente dissertação objetiva analisar os desafios e contribuições da noção ‘criação de conceitos’ no pensamento de Gilles Deleuze para o ensino da filosofia. Apresentamos o ensino de filosofia no Brasil como um problema histórico e político, partindo dos pressupostos de que a instabilidade de inclusão e exclusão desse ensino foi o resultado dos interesses da ordem social vigente. Com a recente inserção da filosofia nos currículos de ensino das escolas de educação básica essa discussão passou a ser preocupação da comunidade filosófica, pelo fato de saber em que sentido o ensino da filosofia pode ser considerado o elemento da diferença na educação. Nesse sentido, procuramos mostrar outra via de conceber o ensino da filosofia, que é a proposta da filosofia como criação de conceitos da filosofia deleuzeana construindo um diálogo com o ensino da filosofia. Observamos que é um grande desafio para os professores de filosofia, construir a experiência da criação de conceitos em sala de aula, isso significa fazer do horizonte da repetição um ato de criação. No entanto, acreditamos que esse desafio nos permite pensar os problemas do momento atual e fazer dele a realização de algo novo para a educação e ao ensino da filosofia. Pensar o ensino da filosofia como criação de conceitos é fazer dos conteúdos, currículo e didática movimento de construção e desconstrução e, somente nessa direção podemos construir um novo aluno, uma nova aula, um novo professor e, por conseguinte, uma nova educação.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
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