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Tipo: Dissertação
Data do documento: 14-Jun-2013
Autor(es): BARROS, Antonilda Vasconcelos de
Primeiro(a) Orientador(a): MAUÉS, Olgaíses Cabral
Título: Trabalho docente na educação básica na rede municipal de ensino em Belém
Agência de fomento: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citar como: BARROS, Antonilda Vasconcelos de. Trabalho docente na educação básica na rede municipal de ensino em Belém. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Resumo: A pesquisa trata sobre o trabalho docente na educação básica na rede municipal de ensino em Belém. O problema que conduziu a investigação foi a procura da possível relação entre as condições de trabalho e a precarização e intensificação do trabalho docente na rede municipal de ensino de Belém. O objetivo geral foi analisar a partir de dados da pesquisa nacional Trabalho Docente na Educação Básica, as condições de trabalho dos docentes que atuam na rede municipal de ensino fundamental em Belém; de modo mais específico se buscou: analisar as políticas educacionais entre os anos de 2003 a 2010 e suas possíveis repercussões no trabalho docente; investigar, a partir dos dados da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica, a precarização e a intensificação do trabalho docente nas escolas pesquisadas. Para consecução da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica referente às condições de trabalho, intensificação e precarização do trabalho docente. O procedimento teórico-metodológico consistiu em uma pesquisa documental, na qual utilizou-se os dados secundários da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica referente ao estado do Pará, estabelecendo relações com as legislações que tratam sobre a valorização, remuneração e as condições de trabalho desse profissional. As conclusões a que se chegou permitem inferir que o trabalhador docente não está satisfeito com vários aspectos relacionados às condições de trabalho, o salário, a carreira, a infraestrutura da escola, dentre outros. A análise dos dados indica que os professores pertencentes à rede municipal de ensino em Belém estão passando por processos de precarização e intensificação do trabalho em função das condições materiais e objetivas que perpassam a profissão docente nesse município.
Abstract: The research deals with teaching in basic education in municipal schools in Bethlehem The problem that conducted the investigation was the search for a possible relationship between working conditions and the casualization and intensification of teachers' work in the municipal schools of Bethlehem the overall objective was to analyze data from the national Survey teaching Work in Basic Education, the working conditions of teachers who work in the municipal school in Bethlehem, more specifically it sought: analyzing educational policies in the years 2003-2010 and its possible repercussions on teaching; investigate, from survey data teaching Work in Basic Education, casualization and intensification of teaching in the schools surveyed. To achieve the research was a literature review concerning working conditions, intensification and casualization of teaching. The theoretical-methodological procedure consisted of desk research, in which we used secondary data research Teaching Work in Basic Education for the state of Pará, establishing relationships with national laws that deal with the valuation, compensation and working conditions that professional. The conclusions that have been reached may imply that the worker is not satisfied with teaching various aspects related to working conditions, salary, career, school infrastructure, among others. The analysis of the data indicate that teachers belonging to the municipal school in Bethlehem are undergoing processes of casualization and intensification of work depending on the material and objective conditions that underlie the teaching profession in this city.
Palavras-chave: Educação e Estado
Formação de professores
Ensino fundamental
Condições de trabalho
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

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