Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/4537
Tipo: Dissertação
Data do documento: 25-Mai-2012
Autor(es): BEZERRA, Zedeki Fiel
Primeiro(a) Orientador(a): NAKAYAMA, Luiza
Título: A educação ambiental paraense na fala dos seus pioneiros
Citar como: BEZERRA, Zedeki Fiel. A educação ambiental paraense na fala dos seus pioneiros. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumo: Comumente, as abordagens de Educação Ambiental (EA) são baseadas em discussões estabelecidas nos encontros que aconteceram fora do Pará. Levantar as experiências em nível local seria mais enriquecedor, uma vez que estaríamos tratando de assuntos pertinentes à nossa realidade e, portanto, mais atraente para os nossos alunos. Nesse contexto, levantei a minha questão de investigação: Como se deu a constituição da EA no Pará a partir do olhar dos seus pioneiros? Assim, tracei como objetivo desta dissertação: obter informações sobre o histórico da E A em nosso Estado, a partir da fala de seus pioneiros; caracterizar as concepções e as práxis presentes na estruturação de EA no Pará e verificar como é que os discursos de EA elaborados em escala mundial e nacional são compreendidos/entendidos pela fala dos pioneiros. Como instrumento investigativo, optei pela pesquisa qualitativa, baseada nas narrativas de cinco professores que se dedicaram/dedicam ao trabalho de implantação e de implementação da EA no estado do Pará e que estão ligados direta ou indiretamente à UFPA. Para coletados depoimentos, foram utilizadas entrevistas, com 12 questões semiestruturadas, gravadas em áudio, salvas em CD ROM e, posteriormente, transcritas. Além das entrevistas, lancei mão de meu diário de campo como fonte de informação, que foi construído ao longo da pesquisa por meio de percepções sobre os sujeitos e seus contextos, além dos registros de ocorrências diversas, no âmbito da pesquisa. Na busca da produção de novas compreensões das narrativas investigadas, apropriei-me da Análise Textual Discursiva para sistematizar as manifestações dos sujeitos, levando em consideração as peculiaridades e as singularidades de cada entrevistado, a qual deu forma a três eixos temáticos, que trato nesta investigação: i) O contexto dos educadores pioneiros em EA no Pará: constituição e práxis; ii) O cenário da criação da EA no estado do Pará e iii) Os paraenses com relação ao trato e ao relacionamento com o patrimônio ambiental: o resultado das bases fincadas. Na análise dos resultados foi possível constatar que eventos internacionais, associados à história da EA, ocorridos principalmente a partir da década de 1970, repercutiram intensamente nas formações dos entrevistados. Na mesma década, no estado do Pará, contatei várias ações de grupos pioneiros e iniciativas isoladas por parte do estado, o qual elaborou leis e programas, visando dar sistematicidade ao emprego de abordagens da EA. Neste contexto, considero que as estratégias historicamente utilizadas para a organização, implantação e difusão da EA em nosso estado - tanto em nível governamental como não governamental e no ensino formal e não formal -, foram elaboradas de forma desarticuladas e descontínuas. Considerei, como motivações para que os entrevistados iniciassem a jornada pelos caminhos da EA, os itens: relevância do meio ambiente para manutenção da vida no planeta e interesses pessoal e profissional. Por fim, percebi a grande contribuição que os entrevistados deram para a implantação e implementação da EA no Pará, quando em “seus agir” procuraram ressignificar os conhecimentos das determinações apregoadas nos documentos oficiais em EA, em nível mundial nacional e local, para lastrear as sua ações ambientalistas, na realidade paraense.
Abstract: Normally, the approaches of environmental education (EE) are established based on discussions at meetings held outside the Para experiences at the local level would be more rewarding, since we would be dealing with issues relevant to our reality and therefore more attractive for our students. In this context, I lifted my research question: How did the establishment of the EA in Pará through the eyes of its pioneers? So, I drew the objective of this thesis: information about the history of EA in our state, from the speech of its pioneers; characterize the concepts and practice in the present structure of the EA on Pará state and check how the EA prepared speeches worldwide and national levels are included/understood by the speech of the pioneers. As an investigative tool, I opted for qualitative research, based on the narratives of five teachers who have dedicated/dedicat to the work of deployment and implementation of EA in the Pará state, and that are directly or indirectly linked to the UFPA. For data collection, interviews were used, with 12 questions semi-structured, audio taped, saved on CD ROM and later transcribed. Besides the interviews, I used my field daily as a source of information, which was built along the search through the perceptions of the subjects and their contexts as well as records of several occurrences within the study. In seeking to produce new understandings of narratives investigated, its appropriated Textual Discourse Analysis to systematize the manifestations of the subjects, taking into account the peculiarities and uniqueness of each subject, which formed three themes, which deal in this investigation: i) The context of the pioneer educators in the EA on Pará state: constitution and praxis ii) The scenario of the creation of EA in the Pará state and iii) with respect to Para state tract and the relationship with the environmental heritage: the outcome of bases stuck. In analyzing the results it was found that international events related to the history of EA, which occurred mostly from the 1970s, resonated strongly in the training of respondents. In the same decade, Pará state, contacted various action groups and initiatives pioneered by the isolated state, which established laws and programs, aiming a systematic approaches of the EA. In this context, I believe that the strategies used historically for the organization, deployment and diffusion of EA in our state - both at the governmental and non-governmental and non-formal and formal education - have been prepared so disjointed and discontinuous. I considered as motivations for the respondents initiate the journey along the paths of the EA, the items: relevancy to the environment for supporting life on the planet and personal and professional interests. Finally, I understood the great contribution that respondents gave for the establishment and implementation of EA in Pará state, when "his act" sought to reframe the knowledge of the determination proclaimed in official documents in EA, worldwide national and local, to base the their actions environmentalists actually on Para state.
Palavras-chave: História
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Educação ambiental
Formação de professores
Práxis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EducacaoAmbientalParaense.pdf624,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons