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dc.creatorLEAL, Rita de Cássia Macedo-
dc.date.accessioned2014-01-27T16:29:47Z-
dc.date.available2014-01-27T16:29:47Z-
dc.date.issued2010-10-29-
dc.identifier.citationLEAL, Rita de Cássia Macedo. Sequência didática e avaliação formativa em documentos acadêmicos: contribuição para o ensino/aprendizagem de gêneros em língua materna. 2010. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2010. Curso de Mestrado em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4663-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLíngua (Linguística)pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleSequência didática e avaliação formativa em documentos acadêmicos: contribuição para o ensino/aprendizagem de gêneros em língua maternapt_BR
dc.title.alternativeSéquence didactique et évaluation formative en document académique: contribution à l´enseignement/apprentissage des genres en langue maternellept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
dc.contributor.advisor1CUNHA, Myriam Crestian Chaves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0057919162522146-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1529550619196801-
dc.description.resumoNo âmbito do ensino do Português, projetos sob forte influência das teorias que levam em consideração o processo de interação, em particular as propostas construídas com base no dispositivo didático da sequência didática, proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), multiplicaram-se no Brasil. É justamente o aumento no número desse tipo de projeto que chama a nossa atenção e justifica uma análise da maneira como as propostas de intervenção são conduzidas por pesquisadores/professores em contexto escolar, em contraponto com as propostas teóricas nas quais declaram se fundamentar. O objetivo deste estudo é verificar em que medida essas propostas de trabalho com os gêneros textuais dão relevância à dimensão formativa do procedimento sequência didática. Este estudo está baseado na hipótese de que a articulação das concepções de sequência didática e de avaliação formativa contribui para o ensino/aprendizagem de gêneros em língua materna. Tal articulação favorece o desenvolvimento das competências linguageiras dos aprendentes, além de ativar os processos de autoavaliação e autorregulação, processos esses necessários para a transformação do aprendente em sujeito autônomo e responsável pela própria aprendizagem. Para fundamentar teoricamente o trabalho, propõe-se um estudo bibliográfico apoiado em Bakhtin (para a noção de gêneros textuais/discursivos), em Bronckart (para o Interacionismo Sociodiscursivo e a perspectiva acional), em Schneuwly et al. (para a didatização dos gêneros), em Bonniol e Vial (para o chamado "paradigma da regulação") e Fernandes (para uma avaliação formativa alternativa). Além disso, realiza-se um estudo exploratório para seleção e análise do corpus, formado por oito documentos acadêmicos (dissertações e tese) abordando propostas de didatização dos gêneros por meio do procedimento sequência didática. Após a análise de cada um dos momentos das sequências didáticas apresentadas no corpus, chega-se à conclusão de que as que melhor êxito tiveram são as que foram significativas ao mesmo tempo do ponto de vista discursivo, ao inserir os aprendentes em projetos de comunicação motivadores, e do ponto de vista da aprendizagem, ao valorizar a dimensão formativa do procedimento que lhes permitem atuar como sujeitos da aprendizagem no decorrer da sequência.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.description.resumeDans le cadre de l´enseignement du portugais comme langue maternelle, on voit actuellement se multiplier au Brésil divers projets fortement influencés par les théories qui prennent en compte le processus d´intéraction, en particulier des propositions construites à partir du dispositif de la séquence didactique systématisé par Dolz, Noverraz et Schneuwly (2004). L´augmentation du nombre de propositions d´intervention de ce type attire l´attention et justifie une analyse de la manière dont elles sont interprétées par des chercheurs/enseignants en contexte scolaire, en contrepoint des orientations théoriques sur lesquelles elles déclarent s´appuyer. L´objectif de cette étude est de vérifier de quelle manière est prise en compte la dimension formative dans les propositions de séquences didactiques pour l´apprentissage des genres textuels. L´hypothèse qui guide cette réflexion est que l´articulation des conceptions de séquence didactique et d´évaluation formative contribue à l´enseignement/apprentissage de la langue maternelle et favorise à la fois le développement des compétences langagières des apprenants et celui des compétences d´(auto)évaluation et d´(auto)régulation, processus nécessaires à la transformation de l´apprenant en sujet autonome et responsable de son propre apprentissage. Outre une révision bibliographique des fondements théoriques relatifs à la notion de genres textuels/discursifs (appuyée sur les travaux de Bakhtin), à l´interactionnisme sociodiscursif et à la perspective actionnelle de Bronsckart (pour la conception de langage adoptée), à la didactisation des genres (d´après les études de Schneuwly et al..) et à la conception actuelle d´évaluation formative (telle qu´elle apparaît dans le paradigme de la régulation présenté par Bonniol et Vial et dans la conception d´évaluation formative alternative de Fernandes), on propose ici une étude exploratoire pour la sélection et l´analyse du corpus formé de sept documents académiques (mémoires et thèse) traitant de la didactisation des genres au moyen du procédé en question. Après avoir analysé chacun des moments des séquences didactiques présentées dans le corpus, on arrive à la conclusion que celles qui ont obtenu de meilleurs résultats sont celles qui ont été significatives aussi bien du point de vue discursif, incluant les apprenants dans des projets de communication motivants, que du point de vue de l´apprentissage, valorisant la dimension formative du procédé qui leur permet d´agir comme sujet de leur apprentissage, tout au long de la séquence.pt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

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