Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4981
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 13-Apr-2010
metadata.dc.creator: MARQUES, Rodolfo Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: MORBACH, Marise Rocha
Title: Mídia e política na eleição de 2006: oligarquização da informação e democratização das escolhas
Citation: MARQUES, Rodolfo Silva. Mídia e política na eleição de 2006: oligarquização da informação e democratização das escolhas. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho, discute-se a relação entre o processo de concentração da informação e a busca do eleitor por outros meios de decisão nas eleições de 2006 no Pará, a partir da correlação entre Mídia e Política. Os poucos grupos editoriais que, no Pará, informam o eleitor, são analisados na ótica daquilo que Wanderley Guilherme dos Santos, em “Poliarquia em 3D”, denomina “oligarquização da informação”. Conclui-se que os mídias não tiveram papel essencial na escolha dos eleitores no pleito de 2006. Continuam a influenciar, mas sem o peso de outrora, exatamente a partir da opção do eleitor em buscar outras fontes de informação fora das “oligarquias midiáticas” e democratizar suas escolhas de voto.
Abstract: In this paper, we discuss the relation between the deconcentration about the information and the search of the voter by other means of decision in the 2006 elections in Pará, the agreement between Media and Politics. The few editorial groups in order to inform the voter, are analyzed from the perspective of what Wanderley Guilherme dos Santos in "Poliarquia in 3D," called "oligarchyzation of the information”. It concludes that the media had no role in the choice of voters in the election of 2006. They continue to influence, but without the weight of old, just from the voter's choice to seek other sources of information outside of "the media oligarchy" and democratize their vote choices.
Keywords: Mídia e política
Eleição
Imprensa
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO::ESTUDOS ELEITORAIS E PARTIDOS POLITICOS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Ciência Política (Mestrado) - PPGCP/IFCH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_MidiaPoliticaEleicao.pdf7,96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons