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dc.creatorARRUDA, André Benassuly-
dc.date.accessioned2014-06-09T14:21:35Z-
dc.date.available2014-06-09T14:21:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationARRUDA, André Benassuly. Medida socioeducativa de privação de liberdade em uma unidade de internação em Belém/PA. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5032-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to perform an analytic of power over some care practices in effect Socioducativo Female Center of Pará - CESEF. Were used as the main tools for the analysis of these practices problematizations made by Michel Foucault on power-knowledge relationships forged on the Modern States and several national and international authors who dialogue with the research undertaken by this thinker, in a perspective of the New History. Through documentary analysis and field observations, we seek shooting questions related to singular events of the technologies of disciplinary power and biopolitics crossing discursive and non-discursive operationalized during the fulfillment of educational measures of detention of young women considered authors of offense on the drive socio-researched and political effects that these events are fired whenever a level of analysis of knowledge and power. It was possible to identify, describe and analyze how the cartography of power in modernity, described by Foucault have effects current practices in technical service, activities considered teaching and schooling, in workshops, spatial arrangements, producing punishments and attempts at regulation and standardization bodies.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectMedida sócioeducativa de privação de liberdadept_BR
dc.subjectPráticas disciplinares e biopolíticaspt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectPoder disciplinarpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleMedida socioeducativa de privação de liberdade em uma unidade de internação em Belém/PApt_BR
dc.title.alternativeSocio measure of deprivation of liberty in a hospital ward in Belem/PApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL-
dc.contributor.advisor1LEMOS, Flávia Cristina Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8132595498104759-
dc.contributor.advisor-co1CHAVES, Ernani Pinheiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5741253213910825-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6322978880164932-
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou realizar uma analítica do poder sobre algumas práticas de atendimento efetivadas no Centro Socioducativo Feminino do Estado do Pará – CESEF. Foram utilizadas, como principais ferramentas de análise dessas práticas, as problematizações realizadas por Michel Foucault, sobre as relações de saber-poder forjadas sobre os Estados Modernos, e de vários autores internacionais e nacionais, os quais dialogam com as pesquisas desenvolvidas por esse pensador, em uma perspectiva da Nova História. Por meio da análise documental e de observações de campo, buscamos disparar interrogações relacionadas aos acontecimentos singulares de como as tecnologias do poder disciplinar e da biopolítica atravessam as práticas discursivas e não discursivas, operacionalizadas durante o cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade de jovens mulheres consideradas autoras de ato infracional, na unidade socioeducativa pesquisada, e que efeitos políticos são acionados nesses acontecimentos, sempre em um nível de análise de saber e poder. Foi possível identificar, descrever e analisar como as cartografias do poder, na modernidade, descritos por Foucault, possuem efeitos atuais em práticas de atendimento e exame, nas atividades consideradas pedagógicas, nas atividades denominadas como oficinas, nos arranjos espaciais, etc., produzindo punições e tentativas de regulamentação e a normalização de corpos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia-
Appears in Collections:Dissertações em Psicologia (Mestrado) - PPGP/IFCH

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