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dc.creatorNAGAHAMA, Milena Monteiro-
dc.date.accessioned2014-07-29T12:08:48Z-
dc.date.available2014-07-29T12:08:48Z-
dc.date.issued2011-06-20-
dc.identifier.citationNAGAHAMA, Milena Monteiro. Escola experimental de primatas: análise da coerência entre pressupostos e práticas empíricas. 2011. 32 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5355-
dc.description.abstractThe development of animal models for the study of problems in human cognitive development requires, as a main factor, the existence of behavioral processes homology in repertories of the model and the humans. The Experimental School for Primates (ESP) has used the capuchin monkey (Cebus spp.) as an animal model to investigate the acquisition of generalized relational repertoires in humans. This study evaluated the empirical studies of the ESP in order to verify the consistency between their theoretical and empirical practices, especially the assumption of homology of behavioral processes among capuchin monkeys and humans. When analyzing a) the origin of the objectives and procedures of the studies (most come from animal studies), 2) if the expected results were achieved or not (in general, positive results in relation to the proposed objectives) and 3) if in studies of ESP the issue of animal model and/or applicability of the procedures used in studies to humans is discussed (it is not), it was noted that there are no empirical data supporting the homology proposal in theoretical proposition of the ESP. These results demonstrate that the scientific practice of ESP has advanced as basic research on the learning of generalized relational repertoires in capuchin monkeys, however, without providing transfer to study this phenomenon in humans. It is suggested that the way forward may be: 1) develop empirical studies that validate the homology of behavioral processes among some repertoires of human and capuchin monkeys, and 2) start implementing the findings of basic research of ESP in developing procedures for teaching relational repertoires for people with delayed cognitive development.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectPrimatapt_BR
dc.subjectMacaco-pregopt_BR
dc.subjectCebus apellapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectComportamento animalpt_BR
dc.subjectHomologia de processos comportamentaispt_BR
dc.subjectEscola Experimental de Primataspt_BR
dc.subjectPsicologia experimentalpt_BR
dc.subjectBelém - PApt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleEscola experimental de primatas: análise da coerência entre pressupostos e práticas empíricaspt_BR
dc.title.alternativeExperimental school for primates: analysis of the consistency between assumptions and empirical practicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COMPARATIVA-
dc.contributor.advisor1SOUZA, Carlos Barbosa Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264063598919201-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3854581340607202-
dc.description.resumoO desenvolvimento de modelos animais para o estudo de problemas no desenvolvimento cognitivo humano pressupõe como fator principal a existência de certa homologia de processos comportamentais entre os repertórios do modelo e dos humanos. A Escola Experimental de Primatas (EEP) tem utilizado o macaco-prego (Cebus ssp.) como um modelo animal para investigar a aquisição de repertórios relacionais generalizados em humanos. Este trabalho avaliou os estudos empíricos da EEP no sentido de verificar a coerência entre seus pressupostos teóricos e sua prática empírica, especialmente no que diz respeito à existência de homologias de processos comportamentais entre macacos-prego e seres humanos. Ao se analisar a 1) origem dos objetivos e dos procedimentos dos estudos (a maioria provém de estudos com animais); 2) se os resultados esperados foram alcançados ou não (de forma geral, resultados positivos em relação aos objetivos propostos); e 3) se nos estudos da EEP é discutida a questão do modelo animal e/ou a aplicabilidade dos procedimentos utilizados nos estudos para humanos (não é), verificou-se que não são apresentados dados empíricos que sustentem a homologia sugerida na proposta teórica norteadora da EEP. Esses resultados demonstram que a prática científica da EEP tem avançado enquanto pesquisa básica sobre a aprendizagem de repertórios relacionais generalizados para macacosprego, mas ainda sem evidências de transferência para o estudo desse fenômeno em humanos. Sugere-se que o caminho a seguir pode ser: 1) desenvolver estudos empíricos que validem a homologia de processos comportamentais entre alguns repertórios dos macacos-prego e humanos; e 2) dar início à aplicação dos achados da pesquisa básica da EEP no desenvolvimento de procedimentos para ensinar repertórios relacionais para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento-
Appears in Collections:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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