Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/5425
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2013
Autor(es): PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
MESCOUTO, Wandria de Andrade
FARIAS, Andréa Fonseca
Título: Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil
Título(s) alternativo(s): Effects of questions and answers to questions about rule following presented in children's stories
Citar como: PARACAMPO, Carla Cristina Paiva et al. Efeitos de perguntas e de respostas às perguntas sobre o seguir regras apresentadas em uma história infantil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 29, n. 4, p. 369-379, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v29n4/v29n4a03.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000400003>.
Resumo: O estudo investigou os efeitos de perguntas e respostas às perguntas sobre o seguir regras por 15 crianças, distribuídas em três grupos. Nas fases 1 e 3 era medido o comportamento de doar bombons e na Fase 2 era contada uma história com uma regra especificando que quem doa alimentos tem amigos para brincar. Os grupos diferiram na Fase 2: para o Grupo 1 não eram feitas perguntas; para o Grupo 2 eram feitas perguntas ao longo da história; e para o Grupo 3 eram feitas perguntas ao final da história. Dos participantes que não doaram bombons na Fase 1 dos grupos 1, 2 e 3, 50%, 100% e 100%, respectivamente, doaram na Fase 3. Sugere-se que perguntas e respostas podem interferir na ocorrência do seguir regras.
Abstract: The effects of questions and answers to questions upon rule following were investigated with 15 children, distributed in three groups. In phases 1 and 3, the number of candies given was measured; in Phase 2, a story was told with a rule specifying that who gives goodies has friends to play. The groups differed in Phase 2: for Group 1, the experimenter did not ask questions; for Group 2, questions were asked during the story telling; and for Group 3, questions were asked at the end of the story. From those participants who did not give candies in Phase 1 of groups 1, 2 e 3, 50%, 100% and 100%, respectively, did so in Phase 3. The results of this study suggest that questions and answers interfere with the occurrence of rule following.
Palavras-chave: Regras descritivas
Perguntas e respostas
Psicologia infantil
Avaliação de comportamento
ISSN: 0102-3772
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EfeitosPerguntasRespostas.pdf467,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons